INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1477

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen / Eduardo Oliveira

DATA: 29/09/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

 

Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuaristas familiares.

 

 


ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

 
Siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Movimento Sindical Gaúcho! 

 



PRIMEIROS DIAS DA EXPOINTER DIGITAL SUPERARAM AS EXPECTATIVAS

 


O primeiro final de semana da Expointer Digital foi um sucesso. Foram mais de 700 veículos que entraram no Pavilhão da Agricultura Familiar para conhecer as maravilhas das nossas agroindútrias. Você não precisa descer do carro, pois os expositores vão até você.

 
O catálogo completo de completo de produtos que você vai encontrar aqui pode ser acessado no site da Expointer: www.expointer.rs.gov.br

 

 

 
BANCO DO BRASIL NA EXPOINTER 2020

 

 
O Banco do Brasil se faz presente na Expointer 2020 Digital como um dos patrocinadores da Feira e também do Drive Thru da Agricultura Familiar. O apoio ao novo formato do evento reafirma o papel da instituição financeira como grande parceiro da agropecuária e da agroindústria gaúcha. 

 
Durante o período do evento, todas as agências do BB no Rio Grande do Sul atuam no atendimento aos clientes produtores rurais e junto às revendas de máquinas e implementos agrícolas, buscando fomentar negócios com condições especialmente disponibilizadas. A exemplo das Feiras de anos anteriores, uma equipe especializada trabalha com exclusividade na condução das operações originadas no período da Expointer Digital, agilizando a contratação e liberação dos recursos.


Além disso, todas as linhas de crédito são operadas com recursos próprios do BB, o que significa agilidade e simplificação do processo de financiamento.  “Além de ser o maior parceiro do produtor rural brasileiro, o Banco do Brasil é tradicional patrocinador da Expointer. Acreditamos que o formato proposto para esta edição comemorativa dos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil é bastante acertado e aderente ao atual momento. Em especial, o Drive Thru da Agricultura Familiar é uma solução inovadora, que reflete o espírito empreendedor do gaúcho. Temos certeza de que o evento vai demonstrar a força da agroindústria do Rio Grande do Sul”, destaca o Superintendente Estadual do BB no RS, Everton Kapfenberger. 

 



BANRISUL, NOSSAS RAÍZES ESTÃO NO AGRO

 

 

Nascemos no agro há mais de 90 anos e, desde então, continuamos inovando para oferecer as melhores condições para seu negócio. Isso porque conhecemos os desafios do seu dia a dia e somos seus parceiros, oferecendo as melhores soluções em crédito para cada fase da sua produção agrícola ou pecuária.

 

Neste ano, em razão da pandemia, todos estão se reinventando e criando soluções para seus negócios. Com o Banrisul não é diferente. Continuamos e incrementamos nossa participação no agronegócio do Estado. Nossa atuação está centrada em produtos e serviços que tragam tranquilidade e segurança a todos empreendedores rurais que desejam investir em suas propriedades e também para as demais necessidades. 

 

Oferecemos:

• Custeio para você produzir mais e melhor.

Financie insumos e serviços para a formação de lavouras ou exploração pecuária. 

 

• Linhas de crédito para despesas pós-colheita, armazenagem e antecipação de recebíveis.

Escolha o momento certo e defina as melhores condições para a venda da sua produção. 

 

• Investimentos 4.0 para implantar, expandir ou modernizar sua propriedade.

Adquira máquinas e equipamentos, invista em modernização, realize benfeitorias e aproveite outras linhas de crédito para melhorar seus resultados. 

 

• Incentivos para industrialização da sua produção ou de terceiros.

Linhas para beneficiamento e industrialização agropecuária, aquisição de matéria-prima, embalagens e mão de obra.

 
• Agroconta: 

Conta corrente exclusiva para você, produtor rural, com as melhores soluções em crédito, como cheque especial, cartão de crédito, crédito pessoal, talão de cheques e muitos mais.

 
• Banricompras: 

Exclusividade de quem é cliente Banrisul, sem cobrança de juros, anuidade ou tarifas, além de permitir compras à vista, pré-datadas ou parceladas.* 

 

• NFC-e: 

Possibilidade de emitir gratuitamente a nota fiscal eletrônica rural usando apenas o cartão da conta corrente. 

 

• Aplicativo Banrisul Digital: 

O app Banrisul Digital facilita pagamentos, recebimentos e favorece os negócios. Ajuda a controlar suas finanças pessoais ou da sua empresa de qualquer lugar. Inova com funções de saque sem cartão e criação de cartões virtuais. 

 

*De acordo com a política comercial do estabelecimento.

 

 

 

SENAR-RS: NUTRINDO COM CONHECIMENTO A AGRICULTURA FAMILIAR

 

 
No Rio Grande do Sul, 25% da área rural é dedicada à agricultura familiar. Algo relevante, pois conforme os dados do Censo Agropecuário 2017, os 294 mil estabelecimentos rurais dessa modalidade representam 80% do total.Essas unidades são motores de importantes culturas. É o caso das hortaliças (Olericultura): por demandar pouco espaço e menor investimento, desenvolveu-se com vigor em torno de grandes cidades gaúchas.

 

Manter produtivos esses cinturões verdes é uma tarefa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), cujas iniciativas visam à formação profissional e à promoção social das famílias rurais. Desde 1993, desenvolve treinamentos, capacitações e ações que promovem lazer e bem-estar para mais de 100 mil pessoas por ano. Mais: agora, o Senar-RS também oferece Assistência Técnica e Gerencial na Fruticultura, na Apicultura e na Agroindústria, além da Olericultura.O compromisso é colocar uma grande equipe técnica a serviço da população e, de forma gratuita, levar conhecimento e tecnologia ao campo.

 

 

 

MAPA ANUNCIA NOVA PRORROGAÇÃO NA VALIDADE DAS DECLARAÇÕES DE APTIDÃO DO PRONAF
 

 

 

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), prorrogou novamente o prazo de validade das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) devido à pandemia do coronavírus. A Portaria n° 129, publicada no Diário da União desta quinta-feira (24), estabelece que será prorrogada por 6 meses a vigência das declarações com vencimento entre os dias 24 de setembro e 31 de dezembro de 2020. Já as declarações que expiram entre os dias 1º de janeiro de 31 de março de 2021 terão a validade estendida por 3 meses.

 
As alterações serão realizadas diretamente nas DAPs, de forma automática, e poderão ser consultadas no "Extrato DAP" que está disponível no endereço eletrônico http://smap14.mda.gov.br/extratodap/. Em março, o Mapa já havia feito uma primeira prorrogação da validade das DAPs por causa da pandemia. 

 
A medida ocorre com o objetivo de evitar a locomoção de agricultores até os órgãos e entidades emissoras de DAP na busca pela renovação do documento e para garantir aos beneficiários a continuidade do acesso às políticas públicas da agricultura familiar. A decisão leva em consideração o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, do Congresso Nacional, decorrente da pandemia da Covid-19 causada pelo Coronavírus.

 
“Desde o início da pandemia, estamos trabalhando diuturnamente em medidas que auxiliem o pequeno produtor na manutenção da sua produção e distribuição, adotando as medidas de segurança necessárias. A nova prorrogação do prazo de validade das declarações é importante, pois a DAP é indispensável para que o agricultor familiar consiga acessar as políticas públicas de crédito e os programas de compras institucionais”, ressalta o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke.Levantamento realizado pela Coordenação do Cadastro da Agricultura Familiar da SAF aponta que, com a iniciativa, mais de 846 mil DAPs terão sua vigência prorrogada, garantindo que milhares de agricultores familiares continuem acessando programas e projetos executados pelo Mapa.

 

DAP

 
A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família. Para acessar uma linha de crédito do Pronaf, por exemplo, é imprescindível a DAP, pois nela consta informações que darão segurança jurídica para as transações de financiamentos.Além dos agricultores/as familiares, são beneficiários da DAP, pescadores artesanais, aquicultores, maricultores, silvicultores, extrativistas, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e beneficiários do Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário.

 

Fonte: Ministério da Agricultura

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

 


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário. 

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

 

 
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.