INFORMATIVOS
INFORMATIVO N° 1483
REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira
DATA: 20/10/2020
SITE: www.fetagrs.org.br
Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.
A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM
Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!
E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!
FETAG-RS REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE
No mês de outubro, a FETAG-RS comemora 57 anos de história. Comemorar reunindo o quadro social, realizando uma grande festa era o desejo para o momento. Mas como não é possível em função da pandemia, a Federação pensou que comemorar de uma forma diferente, salvando vidas, reforçando o papel da instituição na sociedade, que além de defender a classe agricultora também se preocupa em promover o bem-estar de todos os cidadãos.
No dia 06 de outubro, data do aniversário, a FETAG-RS lançou a campanha “Doe sangue, doe vida”, com o objetivo de alertar a sociedade estadual sobre a importância da doação de sangue e mobilizar os agricultores, dirigentes e colaboradores para que possam fazer a sua parte, doando sangue em seus municípios.
Lideranças do setor, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, os deputados federais Heitor Schuch e Jerônimo Goergen, o deputado estadual Elton Weber e o vice-presidente da CONTAG, Alberto Broch apoiam a campanha.
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva “pensar no próximo é dever de qualquer cidadão. Nós enquanto instituição temos que pensar além da representação da categoria e olhar os anseios da sociedade.”
A campanha se estende por todo o mês de outubro. Para quem for realizar a doação de sangue, a FETAG-RS pede que poste uma foto da doação usando as hashtags #FETAGRS #AGRICULTURAFAMILIAR #DOACAODESANGUE.
FETAG-RS SOLICITA QUE EMPRESAS FUMAGEIRAS INICIEM AS COMPRAS DE TABACO
A FETAG-RS tem acompanhado com atenção o desenvolvimento das lavouras de tabaco no Estado, o que tornou possível diagnosticar que algumas regiões já iniciaram a colheita. Assim, a federação encaminhou ofício solicitando que as empresas iniciem as compras ainda em 2020.
O pedido leva em consideração as dificuldades que os produtores ainda estão enfrentando devido aos problemas da última safra, sendo que parte deles estão descapitalizados e sentindo os efeitos da severa estiagem que assolou o Estado no início do ano, afetando a quantidade de produção e diminuindo a rentabilidade dos produtores.
Desta forma agricultores necessitam de capital de giro para poderem se manter na atividade, realizar a manutenção da propriedade e preparar um novo plantio.
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “o início das compras em 2020 é muito importante, pois daria fôlego aos produtores, evitando que alguns deixem a atividade. Necessitamos do olhar atento das empresas fumageiras, parra que vejam o produtor como verdadeiro parceiro”.
Joel também alerta para movimentação de atravessadores, identificada pela FETAG-RS, que já estão visitando as propriedades para comprar matéria prima dos produtores pagando valores inferiores aos praticados.
TRIGO NO RS PODE TER QUEBRA DE 30%
O trigo brasileiro tinha tudo para ter uma boa safra nesta temporada. A área plantada cresceu de 2 milhões de hectares para 2,4 milhões de hectares e, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a previsão de colheita era de 6,8 milhões de toneladas, um avanço de 32,6%.
Alguns percalços pelo caminho refletiram na produção do Rio Grande do Sul e parte do Paraná. O principal fator foi o clima. A geada forte na fase crucial do trigo levou à perda de parte da cultura. Segundo a Embrapa Trigo, as perdas estimadas em terras gaúchas eram de até 35% mas parte se recuperou. Com a baixa incidência de chuvas na fase de enchimento de grãos a expectativa é de manter os 30% de baixa. “Apesar disso teremos uma safra de excepcional qualidade”, disse o chefe-geral da unidade, Osvaldo Vieira, com exclusividade ao Portal Agrolink.
No estado a previsão inicial era de colher 2,6 milhões de toneladas, uma alta de 22%. Com a quebra o pesquisador estima que a safra feche entre 2,2 a 2,3 milhões de toneladas ou quase 400 mil toneladas abaixo. A Conab divulgará um novo levantamento em novembro.
No Sul do Paraná também são observados problemas de estiagem mas como o trigo está mais adiantado lá que no Rio Grande do Sul as perdas serão menores. “Já no Norte paranaense a cultura não foi afetada”, destaca.
No estado gaúcho a colheita já começou com cerca de 20% da área já colhida. A produção mundial de trigo na safra 2020/2021 é estimada pelo USDA em 773,1 milhões de toneladas, aumento em relação à safra anterior, quando foram produzidas 764,5 milhões de toneladas.
A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.