INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1363

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen

DATA: 113/06/2019

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

 

Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 


A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM


Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho! E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 


FETAG-RS E BANRISUL JUNTOS NA EXPOBENTO

 
Em parceria com a FETAG-RS, o Banrisul apoia os mais diversos eventos da nossa região. Nossa história iniciou no agronegócio e, desde então, nosso objetivo é fornecer as melhores alternativas para o desenvolvimento da agricultura familiar.

 

 
Uma ótima opção é a Agroconta Banrisul, na qual o produtor rural ou agropecuarista tem uma conta exclusiva com limite de cheque especial, crédito pessoal rotativo e talão de cheques. Tudo isso com a facilidade de utilizar um único cartão e a agilidade do autoatendimento, onde o cliente pode consultar suas informações e contratar serviços diretamente nos caixas eletrônicos.

 

 
Desde o plantio até a comercialização, o Banrisul disponibiliza linhas de crédito (custeio, investimento e comercialização) para atender as necessidades do produtor rural. 

 

 
Para saber mais, basta acessar www.banrisul.com.br/agro ou visitar a agência Banrisul mais próxima.

 

 


COOHAF PARTICIPA DE REUNIÃO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

 
A COOHAF participou na manhã do dia 11, de reunião com a Caixa Econômica Federal em Porto Alegre para tratar sobre os Empreendimentos Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR contratados por outras entidades e que se encontram paralisados.

 

 
Participaram da reunião o presidente da COOHAF – Juarez Candido, o vice-presidente – Pedrinho Signori e a arquiteta – Elaine Wames. A CAIXA expôs a situação das obras inacabadas realizadas por outras entidades e propôs à COOHAF ser a entidade organizadora, pois possui experiência com Programa PNHR.

 

 
A cooperativa analisará a proposta feita pela Caixa para a possibilidade de conclusão destas obras.

 



SEMINÁRIO DA PECUÁRIA FAMILIAR EM BOM JESUS

 
Nos dias 12 e 13 aconteceu o Seminário da Pecuária Familiar, em Bom Jesus. O evento foi realizado na sede da Secretaria de Educação do Município e é promovido pela FETAG-RS e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus.

 

 
O Seminário conta com extensa programação, apresentando aos participantes temas como Sanidade Animal; Técnicas de Controle da Mosca da Bicheira e do Carrapato; Papel do FUNDESA; Organização da Produção e Comercialização; Arranjos Produtivos da Ovina; Linhas de Financiamento para a Pecuária Familiar; Manejo Conservacionista de Campo Nativo e Previsão Climática para a região.

 

 
Para o Vice-presidente da FETAG-RS - Nestor Bonfanti “é muito importante esta parceria entre a Federação, Sindicatos e o elo mais importante do processo, o agricultor familiar. Nestes dois dias de evento os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e poderão levar mais conhecimentos e informações às suas propriedades”.

 

 
Acompanha também o evento, o assessor de Política Agrícola e Meio Ambiente da Federação - Guilherme Velten Júnior. Segundo Guilherme a participação dos pecuaristas familiares é muito importante para a conjuntura da realidade que os agricultores pecuaristas enfrentam. Com isto a FETAG-RS está traçando um projeto-piloto que possibilitará a troca de experiência e com isto, agregar valor às propriedades.

 


CICLO DE PALESTRAS SOBRE LEGISLAÇÃO DO LEITE CONTINUA PELO ESTADO

 
As cidades de Santo Cristo, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões receberão o Ciclo de Palestras sobre as IN’s 76 e 77. Os eventos acontecem respectivamente nos dias 13, 18 e 19 de junho. Estes eventos reúnem representantes de empresas e entidades do setor lácteo gaúcho para debater as principais alterações previstas nas IN’s que modificam a forma de produção, coleta e armazenagem do leite cru, em vigor deste 30 de maio. 

 

 
O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas. A programação dos eventos inclui palestras sobre a Lei do Leite, aspectos de inspeção do leite, sanidade e plano de qualificação de fornecedores, depoimentos de produtores e indústria sobre o Programa Mais Leite Saudável, além de mesa redonda com especialistas da área.

 

 
O debate contará com transmissão simultânea por meio do Facebook do Sindilat (https://web.facebook.com/sindilatrs/).

 

 
A FETAG-RS apoia esta rodada de eventos pelo interior do estado, pois acredita que este momento é essencial para que o agricultor possa tirar suas dúvidas em relação às novas instruções normativas. Segundo Pedrinho Signori, diretor da federação que acompanha diretamente os debates, “o agricultor precisa entender profundamente o que dizem as normativas. A adequação será inevitável, mas ele necessita de um tempo maior para poder organizar sua propriedade”. O dirigente completa afirmando que é necessário um prazo maior para que o agricultor possa se adequar, pois ainda encontram dificuldades em relação à infraestrutura, como estrada, energia elétrica, transporte, entre outros.

 

 
Para o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Darlan Palharini, o tema da reunião é muito relevante, visto que as novas regras já estão em vigor e a adequação de toda a cadeia produtiva se faz necessária. "A ideia é que produtores, indústrias e prefeituras possam sanar dúvidas e perceber que é possível cumprir às normativas do Mapa, que visam a melhoria da competitividade e padronização mínima do leite cru", declara.

 

 

Os encontros são promovidos pela Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Estado (Mapa/RS), Secretaria da Agricultura, Sindilat, Apil, Famurs, Sistema Farsul, Fetag, Sistema Ocergs, Emater, Embrapa, Conseleite, Gadolando, Associação dos Criadores de Jersey, Fecoagro, Simvet, CRMV/RS, Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen e URI.

 

 

FETAG-RS PARTICIPA DO ENFOC REGIÃO SUL

 
A comitiva do Rio Grande do Sul formada por 13 componentes, entre eles representantes da juventude rural, mulheres trabalhadoras rurais, assessores(as) regionais e dirigentes chegaram em Curitiba para participar do 1º Módulo do Curso Regional de Formação em Desenvolvimento Rural e Sustentável e Solidário da Região Sul da CONTAG, organizado pela Escola Nacional de Formação Política – ENFOC que inicia hoje (11).

 

 
O objetivo é proporcionar uma formação política, que fortaleça e qualifique a atuação do movimento na disputa por políticas e projetos de sociedade, na construção da identidade dos sujeitos do campo, suas pautas e lutas, enfatizando a aplicabilidade do PADRSS.

 

 
A Coordenadora de Mulheres e diretora da Formação da FETAG-RS – Lérida Pavanelo e a assessora Paula Fortunato estão acompanhando o processo formativo que se estende até o dia 17 de Junho.

 

 


CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É REAJUSTADA

 
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

 
Para a tesoureira-geral da FETAG-RS, Elisete Hintz, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Elisete reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

 

 
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2019 é de R$ 34,00 (trinta e quatro reais) por membro do grupo familiar.