INFORMATIVOS
INFORMATIVO N° 1364
REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/ Eduardo oliveira
DATA: 18/06/2019
SITE: www.fetagrs.org.br
Informativo Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.
A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM
Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho! E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!
FETAG-RS E BANRISUL JUNTOS NA EXPOBENTO E NA FENADOCE
A agricultura famíliar é destaque em dois eventos que estão ocorrendo no estado. A Expobento e a Fenadoce, movimentam as regiões da serra e costa doce do sul do Estado. A FETAG-RS e o Banrisul estão participando dos eventos, proporcionando a inscrição de mais de 100 agroindústrias familiares.
Em Bento Gonçalves, a 29ª edição da Expobento, realizada no Parque de Eventos do município, iniciada no último dia 13, movimenta a economia da serra gaúcha e tem previsão de público de 200 mil pessoas. Quarenta expositores estão levando sua produção familiar até os consumidores. No sul do Estado, em Pelotas, a Fenadoce, iniciada no dia 5 de junho, conta com a participação de 62 agroindústrias familiares, em mais uma oportunidade para a geração de renda para as famílias do campo.
De acordo com o assessor de política agrícola e agroindústria da FETAG-RS, Jocimar Rabaioli, a ExpoBento e a Fenadoce “são grandes vitrines para os produtores rurais em virtude do número considerável de visitantes. Nos primeiros quatro dias da Expobento, quase 100 mil pessoas passaram pelo parque”. Jocimar completa dizendo que a feira “é uma boa oportunidade para abertura de novos canais de comercialização para os produtores, facilitando o acesso até o cliente final”.
A Expobento e a Fenadoce ocorrem até o dia 23 de junho.
BANRISUL APOIA A FENADOCE E A EXPOBENTO
Em parceria com a FETAG-RS, o Banrisul apoia os mais diversos eventos da nossa região. Nossa história iniciou no agronegócio e, desde então, nosso objetivo é fornecer as melhores alternativas para o desenvolvimento da agricultura familiar.
As despesas normais do ciclo produtivo demandam insumos e serviços. E para isso, o Banrisul possui linhas de crédito especiais para custeio agrícola e pecuário, além de investimentos em maquinário, infraestrutura e benfeitorias. A inovação tecnológica nas propriedades rurais, a adoção de boas práticas ao meio ambiente e a implantação de energias alternativas também contam com soluções diferenciadas.
Desde o plantio até a comercialização, o Banrisul disponibiliza linhas de crédito (custeio, investimento e comercialização) para atender as necessidades do produtor rural.
Para saber mais, basta acessar www.banrisul.com.br/agro ou visitar a agência Banrisul mais próxima.
RIO GRANDE DO SUL RECEBERÁ OFICINA DE BASE DA CONTAG
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) iniciou nesta terça-feira (18), a primeira das 116 Oficinas de Base previstas para acontecer até abril de 2020.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo CONTAG.
O Rio Grande do Sul receberá sua primeira oficina nos dias 26 e 27, em Santa Maria, com a participação das Regionais Sindicais Santa Maria; Centro Serra; Vale do Rio Pardo e Quarta Colônia. São esperados cerca de 80 participantes entre dirigentes e lideranças sindicais.
Segundo o presidente da CONTAG, Aristides Santos, as Oficinas de Base também pretendem ampliar a compreensão da importância do papel da agricultura familiar e dos assalariados e assalariadas rurais para o desenvolvimento sustentável e para a manutenção e conquista de direitos no meio rural. “Além disso, vamos aproveitar a oportunidade para mapear informações e potencializar as boas experiências de ação e prática sindical. Portanto, é importante que todos e todas participem ativamente das Oficinas de Base. Contribua com o fortalecimento do movimento sindical para que possa representar ainda melhor os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, convocou Aristides.
REUNIÃO EM IVOTI TRATA SOBRE SISTEMA AGROFLESTA
Na última sexta-feira (14), o Assessor de Política Agrícola e Meio Ambiente da FETAG, Guilherme Velten Júnior, participou de reunião na Sede da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente de Ivoti, que teve como objetivo tratar da implantação do sistema Agrofloresta no município.
O encontro teve como foco definir uma parceria entre os entes através de um projeto-piloto no Município com manejo de vegetação nativa em modelo de Sistema Agroflorestal, onde o agricultor que quiser plantar árvores nativas em sua propriedade, possa fazer o manejo sustentável das mesmas.
Segundo Guilherme este projeto é importante frente à preocupação crescente com os impactos ambientais. “Iniciativas como esta visam a preservação e o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, mantendo a produção agrícola com qualidade e responsabilidade ambiental, dando ênfase aos produtos agroecológicos”.
O grupo irá se reunir novamente na segunda quinzena de julho, para traçar as metas e dar início ao cadastro das propriedades que tenham interesse no projeto e que estão ligadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivoti.
Também participaram da reunião o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivoti, Presidente Lucena e Lindolfo Collor, Gabriel Bervian; o técnico da Emater, Rodrigo Sassu; e o Secretário do Meio Ambiente de Ivoti Renato Veiga Júnior.
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É REAJUSTADA
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para a tesoureira-geral da FETAG-RS, Elisete Hintz, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Elisete reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2019 é de R$ 34,00 (trinta e quatro reais) por membro do grupo familiar.