INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1374

REDAÇÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 01/08/2019

SITE: www.fetagrs.org.br


Informativo Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.


Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 319 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 
A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM


Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

 

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 



CONSELHO DA COOHAF ESTEVE REUNIDO

 

 
Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF) reuniu hoje(30) seu Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Reunião realizada na sede da FETAG-RS, teve como foco discutir como a Cooperativa auxiliará os Sindicatos e os agricultores em relação à nova linha de crédito disponibilizada pela Governo Federal dentro do Plano Safra para construção e reformas de casas no meio rural. 

 

Os conselhos definiram que a Cooperativa desenvolverá vários modelos de plantas habitacionais que poderão servir de sugestão aos agricultores que acessarão a linha de crédito. Ainda, encaminharão informações gerais que possam orientar o beneficiário em sua obra.

 

Outra definição tomada, é que nos próximos dias a COOHAF em conjunto com a FETAG-RS, organizarão uma agenda com os agentes financeiros para alinhar e agilizar a contratação de propostas, como também dialogar sobre a condução do processo, visto que ainda não há instrução normativa para a execução.

 

 



APLICATIVO DA EMBRAPA AUXILIA O AGRICULTOR FAMILIAR 

 

 
A tecnologia está cada vez mais presente no campo. Novas ferramentas digitais, acessadas através do smartfone, facilitam e permitem que melhores resultados sejam obtidos nas lavouras. Pensando em auxiliar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais, a Embrapa desenvolveu o aplicativo ZARC – Plantio Certo.

 


Anunciado durante a divulgação do Plano Safra 2019/2020, o aplicativo ZARC – Plantio Certo permite identificar os melhores períodos para cultivo de 43 culturas agrícolas e sistemas de produção, em todos os municípios do Brasil.

 

 

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O aplicativo permite que o produtor selecione quatro variáveis: município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta. A partir das informações inseridas, o ZARC calcula qual será a melhor época do ano para fazer o plantio e o nível de risco de perdas (20%, 30% e 40%).

 

 

Além disso, o aplicativo traz dados sobre quantidade de dias sem chuva e temperaturas (mínima e máxima) por decêndios (dez dias) e análises da Embrapa (sistema Agritempo e AgroAPI Embrapa) sobre armazenamento de água no solo. 

 

 

De acordo com o engenheiro agrônomo da FETAG-RS, Kaliton Prestes, “o aplicativo é útil para o produtor que deseja consultar a melhor data para o plantio e para que esteja dentro do zoneamento agrícola do risco climático indicado para o município. Isto é necessário para o enquadramento nas regras do crédito rural e do Proagro”. 

 


O download é gratuito para celulares com sistema Android. 

 

 

 

 
QUEDA DA TAXA DE JUROS SELIC NÃO REFLETE PARA O AGRICULTOR FAMILIAR

 

 
Foi anunciada na última quarta-feira (31), pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central a nova da taxa de juros Selic, agora fixada em 6% ao ano, queda de meio ponto percentual. O valor é o menor dos últimos 23 anos.

 

 

No entanto, esse valor não significa uma vantagem para o agricultor, já que a taxa de juros do Pronaf não vem acompanhando a significativa queda da taxa Selic. Alguns anos atrás, quando a Selic era de 14%, a taxa do Pronaf estava fixada em 5,5%. Atualmente, o valor para a agricultura familiar é de 4,6%.

 

 

De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “a queda da taxa de juros Selic não reflete em benefícios para a agricultura, pois o juro continua sendo alto. O governo federal baixa a taxa Selic, mas mantém os juros elevados para economizar na equalização dos seus custos. Reduzir a Selic é bom, mas os juros dos financiamentos para os pequenos, médios e grandes produtores rurais, poderia acompanhar esta queda”. 

 

 

 


CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É REAJUSTADA

 

 
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

 
Para a tesoureira-geral da FETAG-RS, Elisete Hintz, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Elisete reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

 

 
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2019 é de R$ 34,00 (trinta e quatro reais) por membro do grupo familiar.