INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1401

REDAÇÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 03/12/2019

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 319 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.


A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

 Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho! E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!


 

 

ARCAFAR-RS REUNIU AS CASAS FAMILIARES RURAIS

 
Para socializar trabalhos, compartilhar experiências e agregar conhecimentos, a Associação Regional da Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul -  ARCAFAR- RS, realizou o 12º Encontro das Casas Familiares Rurais no último dia 28 de novembro, em Frederico Westphalen.


Participaram do evento mais de 180 jovens oriundos das quatro Casas Familiares Rurais - CFR. Estes foram recepcionados pela CFR de Frederico Westphalen na parte da manhã e participaram de um momento formativo com a intervenção do coordenador dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agropecuária da URI campus Frederico Westphalen, professor Gelson Pelegrini que abordou o tema "A importância da juventude no contexto da agricultura familiar".


Na parte da tarde os participantes participaram de jogos de integração. Para o presidente da ARCAFAR-RS, Tiago Stival “o evento demonstrou que ano após ano as CFRs vem aumentando seu público de jovens atendidos. Estamos nos fortalecendo cada vez mais e o reconhecimento da Pedagogia da Alternância como uma metodologia de ensino emancipadora nos alegra, pois estes jovens que passam pelas nossas escolas começam a ocupar importantes espaços de decisões, inclusive nas direções de sindicatos das regiões onde as CFRs atuam”. 

 

 

CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE REALIZA PLENÁRIAS NO ESTADO                     

O Conselho Estadual de Saúde (CES), órgão que tem como função formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde no Estado, realiza, no mês de dezembro, as Plenárias Macroregionais Extraordinárias, que têm como objetivo tratar de assuntos ligados a implementação das plenárias regionais, apresentação da proposta de diretrizes de funcionamento e o novo financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS. 

Devido a preocupação com os temas, os conselhos municipais estão sendo convidados a participar das plenárias, sendo de fundamental importância a presença dos conselheiros(as) ou representantes, que deverão verificar com os conselhos de seus municípios a melhor forma de envolver as comunidades.              

A FETAG-RS, que integra a mesa diretora do conselho, entende que a participação da comunidade, em especial dos agricultores e das agricultoras familiares, é fundamental, pois saúde pública eficaz, além de ser um direito, é fundamental para que seja possível entender o que está sendo feito, qo que está sendo planejado, e de que forma é possível auxiliar na construção das políticas públicas e para cobrar que elas sejam implementadas, garantindo que todos possam ter acesso a serviços de qualidade.               

A programação das Plenárias Macroregionais é a seguinte:               

Dia 09/12 - Santa Maria - R. Venâncio Aires, 1972 ,das 09h30min às 16:00hs.        

Dia 17/12 – Porto Alegre – FetagRS – Rua Santo Antonio, 121, Bairro Floresta, 09h30min às 16:00hs.        

Dia 18/12 – Marau - na sede do CTG Felipe Portinho, R. Alberto Balardin,282 – Vila Angela Borella, das 09h30min às 16:00hs.        

Dia 19/12 – Cerro Largo – Universidade Federal da Fronteira Sul – Bloco A – Avenida Jacó Reinaldo Haupenthal, 1580, das 09h30min às 16:00hs. 

 

 

ALEMANHA PROMETE 82 MI DE EUROS PARA APOIAR AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL NO BRASIL

 
Os governos do Brasil e da Alemanha firmaram acordos de cooperação técnica e financeira para incentivar o desenvolvimento sustentável, informa o Ministério da Agricultura. Conforme a pasta, o aporte financeiro deve ser de 81,9 milhões de euros do governo alemão, sendo 40,4 milhões para projetos vinculados ao Ministério da Agricultura.

Os recursos deverão ser aplicados em bioeconomia (14 milhões de euros), proteção florestal, recuperação ambiental e reflorestamentos em pequenas propriedades rurais na Mata Atlântica (13,1 milhões), inovação nas cadeias produtivas da agropecuária na Amazônia (7,5 milhões) e implementação do Cadastro Ambiental Rural (5,8 milhões).
Representantes dos dois países reuniram-se, de 27 e 29 de novembro, no Ministério Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) em Bonn.


O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério, Flávio Bettarello, disse que essas negociações sobre a cooperação bilateral ocorrem a cada dois anos e que os encontros não são focados "apenas na arrecadação de recursos financeiros e na cooperação técnica", mas também para "o alinhamento da visão sobre como os países podem trabalhar juntos".


Segundo o Ministério, esta é a primeira reunião do grupo durante o governo Jair Bolsonaro e que conta com a presença do Ministério da Agricultura brasileiro.
 

Fonte: MAPA     

 
 

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É REAJUSTADA


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.


Para a tesoureira-geral da FETAG-RS, Elisete Hintz, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Elisete reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2019 é de R$ 34,00 (trinta e quatro reais) por membro do grupo familiar.