INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1445

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 02/6/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 

FETAG-RS INOVA E REALIZA EVENTOS ONLINE

 

 

Com a nova conjuntura imposta pela pandemia, a formação e capacitação de agricultores, dirigentes, lideranças e funcionários realizadas antes presencialmente, agora tiveram que ser adaptados.

 

A FETAG-RS em parceria com o SENAR-RS está realizando eventos pela modalidade de formação online, utilizando sistema de videoconferência para levar informações e conhecimento até as entidades e propriedades rurais. O desafio de utilizar as ferramentas de interação é grande, pois não era uma metodologia conhecida por todos os envolvidos.

 

Para o Tesoureiro da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, diretor responsável pela condução do Termo de Cooperação Técnica entre a FETAG-RS e o SENAR-RS “este é um momento diferente. Precisamos nos adaptar e utilizar a tecnologia ao nosso favor, se não podemos chegar até o meio rural de forma presencial, temos o dever enquanto entidades de levar o conhecimento e diálogo de alguma forma, e o meio que encontramos foi a realização de eventos online”.

 

 

 

1 de Junho – Dia Mundial do Leite

 

 Na última segunda-feira (1), foi comemorado o Dia Internacional do Leite foi criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura para reconhecer a importância do leite como alimento global. O leite e seus derivados são fundamentais para a saúde, pois é uma fonte de alimentação rica em cálcio.

 

Neste momento de incerteza que vive a cadeia do leite é fundamental que a sociedade entenda a importância do produto para o desenvolvimento humano. Além de ser uma fonte de nutrientes, o leite é uma fonte de renda para milhares de famílias no campo, que empregam seu trabalho e dedicação para a produção de um alimento de qualidade.

 

A FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais reforçam a necessidade do aumento do consumo de leite para que a cadeia produtiva possa se manter forte e continuar produzindo.

 

 

 

EMBRAPA OFERECE CURSOS GRATUITOS A DISTÂNCIA DURANTE A QUARENTENA

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oferece 12 cursos gratuitos de capacitação a distância em meio às medidas restritivas como forma de contenção ao novo coronavírus. A maioria está com inscrições abertas e a outra parte deve abrir novas turmas em breve.

De acordo com Daniel Trento, secretário de Inovação e Negócios (SIN), as medidas de confinamento adotadas fizeram com que a procura por cursos online aumentasse. Ele destaca a participação de oito centros de pesquisa da entidade nos cursos disponíveis.

Todo o conteúdo dos cursos foi elaborado pelas equipes técnicas da empresa e possuem linguagem adaptada para o ensino a distância e para o curso específico. Os programas compreendem diversas cadeias produtivas.

 

 

 

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É REAJUSTADA


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.