INFORMATIVOS
INFORMATIVO N° 1.570
INFORMATIVO N° 1.570
REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira
DATA: 22/9/2021
SITE: www.fetagrs.org.br
Informativo Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.
A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM
Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!
E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!
REUNIÃO EM SANTA CATARINA DISCUTE RUMOS DO TABACO
Nesta terça-feira (21), em Santa Catarina, as entidades representativas dos produtores de tabaco dos três estados do Sul (Fetag-RS, Fetaesc, Fetaep, Farsul, Faesc, Faep e Afubra) estiveram reunidas com a empresa BAT (antiga Souza Cruz) para tratar sobre a situação dos produtores de tabaco.
As entidades e a empresa fizeram uma avaliação da safra em reunião que contou com fortes cobranças das federações devido ao descontentamento com o cenário vivido na safra anterior, principalmente pelos produtores que comercializaram com a BAT, que na safra 2020/2021 cortou muitos produtores, o que desagradou a representação do setor. Para a safra atual, novos produtores foram contratados sob a justificativa de estar se adequando ao novo cenário mundial.
A Fetag-RS entende que os produtores desligados são famílias que tem no tabaco sua principal fonte de renda e que precisam receber olhar especial por parte da empresa, já que são pessoas desenvolvendo suas atividades e que não podem ser tratadas como mercadoria.
De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que representou a Fetag-RS na reunião, “está sendo construído um novo regimento da Cadec que norteará as questões relativas ao tabaco de agora em diante. Muitas famílias dependem da atividade para sobreviver e a indústria precisa ser parceira do produtor. Todos precisam ganhar, o que não vem acontecendo nos últimos tempos já que agricultor tem ficado com prejuízos devido a alta nos custos de produção e ao baixo preço pago pelas empresas”.
A reunião de hoje foi considerada como positiva pela Fetag-RS, pois houve o reconhecimento por parte da BAT de que é preciso trabalhar em conjunto para fortalecer o sistema integrado da produção de tabaco e principalmente a valorização dos produtores.
Também representaram a Fetag-RS a assessora de política agrícola, Carla Schuch, e Sérgio Reis, do STR de Santa Cruz do Sul.
COMISSÃO DE MULHERES COMEMORA 36 ANOS COM ATIVIDADE PRESENCIAL
Nesta quarta-feira (22), pela primeira vez desde o início da pandemia, a Fetag-RS recebeu em sua sede a Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, formada por lideranças do movimento sindical de todas as partes do Estado.
A reunião, que se estenderá até amanhã, além de marcar a retomada das atividades presenciais, também comemora os trinta e seis anos de atividade da comissão, que representa todas as mulheres trabalhadoras rurais do Rio Grande do Sul e que tem uma importante trajetória de luta pelos direitos femininos.
No primeiro dia do encontro, a palestrante Salete Pinheiro apresenta o Projeto Fora da Asa, na parte da manhã, e a tarde será realizada a oficina Bonecas Abayomi. Na quinta-feira (23), encerrando as atividades, os assessores de política agrícola da Fetag-RS, Adrik Richter e Kaliton Prestes, tratarão sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Pronaf Mulher.
De acordo com a coordenadora estadual de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira, “o evento marca a retomada das atividades presenciais, mas não a do trabalho da comissão, pois ele nunca parou durante a pandemia. Realizamos muitas atividades virtuais e agora entendemos que era possível e importante reunir o grupo novamente para celebrar os trinta e seis anos da Comissão e para tratar sobre assuntos de interesse das mulheres e do movimento sindical”.
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.