INFORMATIVOS
INFORMATIVO N° 1.669
INFORMATIVO N° 1.669
REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira
DATA: 20/10/2022
SITE: www.fetagrs.org.br
Informativo desta quinta-feira está no ar!
Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados. Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.
FETAG-RS REALIZA GRANDE ENCONTRO DE APOSENTADOS E APOSENTADAS RURAIS
Nesta quarta-feira (19), a Fetag-RS realizou em sua sede o 8º Encontro Estadual de Aposentados e Aposentadas Rurais, um grande evento que mobilizou cerca de 350 participantes das 23 regionais sindicais do Estado.
O encontro foi organizado pela Comissão de Aposentados e Aposentadas Rurais da Fetag-RS e, ao longo do dia, proporcionou momentos de descontração e de reflexão para a categoria que muito já contribui e que ainda segue dando sua parcela de contribuição para a agricultura e a pecuária familiar gaúcha.
Os palestrantes Gustavo Balbinot e Vera Miranda abordaram temas importantes, com leveza e descontração. Ao meio dia, foi servido almoço preparado pela assessoria da Fetag-RS.
Para Maribel Moreira, coordenadora estadual de Mulheres e diretora da Fetag-RS responsável pela pasta de aposentados e aposentadas rurais, “o evento foi preparado com carinho para proporcionar bons momentos e aprendizado. Acredito que cumprimos o objetivo e agregamos conhecimento para todos e todas que estiveram conosco neste dia”.
FESTIVAL REGIONAL DA JUVENTUDE RURAL
Iniciou nesta quarta-feira (19) o Festival Regional da Juventude Rural com oficinas de comunicação popular para a juventude da Região Sul, que é composta pelas três Federações filiadas à CONTAG na região Sul: Fetaesc, Fetaep e Fetag-RS.
O evento segue até sexta-feira (21), na sede da Fetaesc, com programação sobre comunicação popular, Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e preparação para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural.
Durante a abertura do evento, os jovens de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul fizeram uma análise de conjuntura, trazendo as dificuldades que cada estado enfrenta.
A roda de conversa levantou desafios como leis que não ajudam o(a) agricultor(a); falta de incentivo; reflexão sobre o atual cenário político; o ato de votar; êxodo rural para tentar a vida na cidade; falta de verba para educação no campo e corte de auxílios estudantis.
Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo!
Texto e foto: Viviana Ramos/Fetaesc
FORMAÇÃO DE CICLONE EXTRATROPICAL DEVE PROVOCAR TEMPORAIS NESTA QUINTA-FEIRA NO RIO GRANDE DO SUL
Um ciclone extratropical começa a atuar no RS nesta quinta-feira (20). Por isso, as áreas de instabilidade aumentam em todo o território gaúcho, provocando chuva. Há riscos de temporais, raios e rajadas de vento de mais 60 km/h. Além disso, há possibilidade para queda de granizo no leste do RS.
A precipitação deve ser de forte intensidade e com altos acumulados no Norte, na Região Central, na Campanha, no Sul e na Fronteira Oeste. Nessas áreas, pode chover até 44mm, o equivalente a 20% do volume de chuva esperados para o mês (confira a lista abaixo). Além disso, não se descarta o risco de alagamentos no Oeste e no Noroeste.
A temperatura mínima do RS, nesta quinta-feira, ocorre em Pedras Altas, no Sul: 10°C. A máxima, 29°C, é esperada em três municípios gaúchos: em Alto Feliz, no Vale do Caí, e em Pinhal Grande e Quevedos, ambas cidades na Região Central. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 17°C e 26°C.
Municípios com os maiores acumulados previstos para quinta-feira (20):
Maximiliano de Almeida, no Norte: 44mm
Palmitinho, no Norte: 44mm
Planalto, no Norte: 44mm
Rio dos Índios, no Norte: 44mm
Rodeio Bonito, no Norte: 44mm
São Valentim, no Norte: 44mm
Severiano de Almeida, no Norte: 44mm
Taquaruçu do Sul, no Norte: 44mm
Três Arroios, no Norte: 44mm
Vicente Dutra, no Norte: 44mm
A sexta-feira (21) terá a formação de uma frente fria que, associada ao ciclone extratropical, trará o risco de temporais, na primeira metade do dia, no Oeste e na Região Central. Nas outras regiões, a precipitação ocorre ao longo do dia . Há alerta para fortes rajadas de vento, que podem ultrapassar os 60 km/h no Rio Grande do Sul.
Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta quinta-feira:
Região Metropolitana: a quinta-feira será de sol entre nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva no decorrer do dia. Em Esteio, os termômetros variam de 18°C a 26°C.
Serra: a quinta-feira será de céu nublado. Podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Em Vacaria, os termômetros variam de 14°C a 24°C.
Litoral Norte: a quinta-feira será de sol entre nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva no decorrer do dia. Em Torres, os termômetros variam de 18°C a 24°C.
Litoral Sul: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 15°C e 23°C.
Região Norte: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer hora dos dia. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 15°C a 23°C.
Região Noroeste: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 16°C a 26°C.
Região Sul: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Canguçu, os termômetros variam de 12°C a 20°C.
Região Central: a quinta-feira será de sol entre nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva. Em Santa Maria, os termômetros variam de 16°C a 27°C.
Campanha: a quinta-feira será de tempo instável, com chuva a qualquer hora. Em Candiota, os termômetros variam de 13°C a 21°C.
Fronteira Oeste: a quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 19°C a 24°C.
A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.