INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.674

INFORMATIVO N° 1.674

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 22/11/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

EXPOVALE ENCERRA COM EXCELENTES RESULTADOS PARA AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES

No último domingo (20), encerrou-se a Expovale, que foi realizada no município de Lajeado. A feira reuniu 47 empreendimentos familiares que comercializaram produtos como mel, melado, doce de leite e rapaduras; sucos, vinhos, cachaças e cervejas artesanais; linguiça, salame e queijos; geleias, chimias e frutas desidratadas; chips, biscoitos, bolos, cucas e pães; erva-mate, plantas, flores e peças em madeira, porongo, ferro e aço.

No total, durante os dias da feira foram comercializados R$515.730,00 em produtos das agroindústrias familiares presentes no pavilhão 4 da Expovale. O resultado é considerado pela Fetag-RS, que esteve a frente da organização do Pavilhão da Agricultura Familiar, como um grande sucesso para a agricultura familiar.

A Expovale se consolida como um importante espaço para as agroindústrias familiares demonstrarem seus produtos, comercializar e abrir novos mercados.

 

CNPE MANTÉM ADIÇÃO AO DIESEL EM 10% ATÉ 31 DE MARÇO DE 2023

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu adotar um período de transição para viabilizar o teor de 15% de biodiesel no óleo diesel B, a partir de 1 de abril de 2023.

Assim, foi mantido o atual percentual da mistura, de 10%, até 31 de março de 2023, previsto na resolução CNPE nº 25 de 2021. A decisão foi deliberada em reunião realizada nesta segunda-feira (21), em Brasília (DF), informou o Ministério de Minas e Energia.

Dessa forma, a partir de abril, poderá vigorar o teor previsto na resolução CNPE nº 16, de 29 de outubro de 2018, que dispõe sobre a evolução da adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel B, caso não haja nova manifestação do Conselho.

Adicionalmente, foi ressaltado que a adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final admite qualquer rota tecnológica de produção. Essa previsão consta no artigo 6º, inciso XXV, da Lei nº 9.478/1997, condicionado à regulamentação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“A medida robustece o suprimento de combustíveis, ampliando a possibilidade de aplicação das alternativas tecnológicas já existentes e a competitividade no setor, com potenciais ganhos de qualidade e preço para o consumidor”, disse o MME, em nota.

INMET ALERTA PARA TEMPORAIS EM PARTE DO RS NESTA TERÇA-FEIRA

A terça-feira (22) será de tempo instável em quase todo o Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de temporais, com rajadas de vento de até 100km/h e queda de granizo, entre a madrugada e o início da manhã, na maior parte do Estado (veja no mapa abaixo). Na Fronteira Oeste, o sol predomina.

Os maiores acumulados estão previstos para Redentora, no Noroeste, e Marau, no Norte: 40mm (cerca de 30% do volume de chuva previsto para o mês nos municípios). Porto Alegre registra 36mm (em torno de 35% do volume de chuva esperado para novembro).

Por conta das instabilidades, a temperatura será um pouco mais baixa se comparada com a dos últimos dias. A mínima, 12°C, está prevista para Pedras Altas, no sul gaúcho, e São José dos Ausentes, na Serra. Na Capital, os termômetros vão de 19ºC a 24°C. À tarde, ao menos cinco municípios registram a máxima do dia: 29°C. Veja a lista:
Itaqui, na Fronteira Oeste
Novo Tiradentes, no Norte
Porto Lucena, no Noroeste
Porto Xavier, no Noroeste
Uruguaiana, na Fronteira Oeste
De acordo com a Climatempo, na quarta-feira (23), a frente fria — responsável pela instabilidade do Estado — começa a se afastar do território gaúcho. No entanto, ainda há previsão de chuva isolada na Região Metropolitana, na Serra, no Norte, e no Litoral Norte — sem grandes acumulados. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens.

Pela manhã, Pedras Altas, no Sul, marca 9°C, a mínima do RS. Já a máxima, 33°C, aparece em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e em Novo Tiradentes, no norte gaúcho. A variação térmica na Capital fica entre 18°C e 24°C. Ao que tudo indica, na quinta-feira (24), o tempo volta a ficar firme e ensolarado em todo o Estado. Além disso, a temperatura volta a subir gradualmente no território gaúcho.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta terça-feira (22):
Região Metropolitana: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Esteio, os termômetros variam de 20°C a 25°C.
Campanha: na terça-feira, haverá chuva passageira no decorrer do dia. Em Candiota, os termômetros variam de 16°C a 22°C.
Fronteira Oeste: a terça-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 16°C a 29°C.
Litoral Norte: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Torres, os termômetros variam de 21°C a 24°C.
Litoral Sul: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Rio Grande, os termômetros variam de 18°C a 24°C.
Região Central: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva, e períodos de céu nublado. Em Santa Maria, os termômetros variam de 18°C a 26°C.
Região Noroeste: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 19°C a 24°C.
Região Norte: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 18°C a 23°C.
Região Sul: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Canguçu, os termômetros variam de 14°C a 21°C.
Serra: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Vacaria, os termômetros variam de 16°C a 22°C.

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.