INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.797

INFORMATIVO N° 1.797

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA:  06/6/2024

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 313 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

 

 

EM NOVA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA, AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES PARTICIPAM DA EXPOTCHÊ

A agricultura familiar gaúcha, tão afetada pelas enchentes, dá mais uma demonstração de força e resiliência. A partir de amanhã (7), até o dia 17 de junho, em Brasília, acontece a 31ª Expotchê, tradicional feira que leva um pouco do Rio Grande do Sul até a capital federal.

Para 2024, 27 empreendimentos familiares embarcaram para Brasília levando 25 toneladas de produtos que serão comercializados durante o período da feira. Devido aos problemas de logística causados pelas enchentes, a Fetag-organizou cinco pontos de coleta dos produtos que seguiram para a feira nos municípios de Lajeado, Novo Hamburgo, Ilópolis, Vacaria e Paraí.

Segundo o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, “a Expotchê é uma feira importante para a agricultura familiar do Rio Grande do Sul e não podíamos deixar de realizá-la mesmo com as dificuldades. Os 27 empreendimentos familiares levaram para Brasília produtos de excelente qualidade. Convidamos todo o público de Brasília e arredores para comparecer e prestigiar as agroindústrias”.

A participação da agricultura familiar na Expotchê foi possível devido uma grande parceria entre a Fetag-RS e o governo do estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria do Desenvolvimento Rural.

 

NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, A JUVENTUDE RURAL DISCUTE MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA CLIMÁTICA

Hoje (05), no Dia Mundial do Meio Ambiente, a juventude rural gaúcha participa do Seminário Nacional de Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Justiça Climática. A Fetag-RS está envolvida neste processo, representando os biomas Pampa e Mata Atlântica e incentivando a participação de jovens rurais.

O seminário, que ocorre de maio a novembro de 2024, visa fortalecer o protagonismo jovem na busca por soluções para as questões climáticas. Na primeira etapa territorial, a Fetag-RS mobilizou a Comissão Estadual para participar. Camila Rode, 1ª Secretária e coordenadora estadual de jovens da Fetag-RS, explica que o processo inclui discussões, ações locais e a partilha de saberes para mapear e analisar as realidades vivenciadas pela juventude. Camila ainda argumenta que a inclusão da agricultura familiar é crucial, pois aborda as mudanças climáticas respeitando os direitos sociais e econômicos dos agricultores.

O evento, aberto a diversos movimentos sociais, busca a reconstrução do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente sob a ótica da Justiça Climática. Contribuíram para o debate a chefe de divisão de flora da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Angélica Ritter, que abordou os aspectos legais e ambientais e os assessores da Federação, Juliane Salapata, Joni Knapp e Ketruin Jardela.

Neste dia tão representativo para o Rio Grande do Sul, especialmente na atual conjuntura, a juventude rural está empenhada em construir um futuro sustentável e justo em conjunto com a Fetag-RS.

CONAB DIVULGA PREÇO MÍNIMO DO TRIGO PARA A SAFRA 2024/2025

Os preços mínimos para trigo em grãos e sementes do cereal para a safra 2024/2025 foram atualizados. Os novos valores foram publicados no Diário Oficial desta quarta-feira (3) e são fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de acordo com a proposta enviada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os preços serão utilizados como referência nas operações ligadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que visa assegurar uma remuneração mínima aos produtores rurais.

De acordo com a Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária nº 688, os preços mínimos para o trigo pão tipo 1 cultivado na região sul apresentam queda de 10,55% em relação ao ciclo 2023/2024, no Sudeste a redução é de 11,55%, enquanto no Centro-Oeste e na Bahia a queda é de 15,75%. Já para a semente de trigo, o preço mínimo acompanha a diminuição de 10,55% estabelecida para os estados do sul do país.

Um importante fator para o cálculo da proposta de preço mínimo continua sendo o custo de produção. De acordo com os levantamentos da Conab, a queda acompanha a redução dos custos variáveis que foram afetados, principalmente, pelos menores preços dos fertilizantes e defensivos agrícolas.

Os preços mínimos são definidos antes do início da safra seguinte e servem para nortear o produtor quanto à decisão do plantio, além de sinalizar o comprometimento do governo federal em adquirir ou subvencionar produtos agrícolas, caso seus preços de mercado encontrem-se abaixo dos preços mínimos estabelecidos.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2024 é de R$ 48,00 (quarenta e oito reais) por membro do grupo familiar.