NOTÍCIAS
Segue a expectativa pela Medida Provisória para endividamento da agricultura familiar
Amanhã. Essa é a promessa do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Carlos Fávaro para a publicação da Medida Provisória que trata sobre o endividamento da agricultura familiar gaúcha depois da enchente de maio. A afirmação foi dada em videoconferência realizada hoje que contou com a presença, representando a Fetag-RS, do presidente Carlos Joel da Silva e do agrônomo e assessor de política agrícola Kaliton Prestes, além de dirigentes das demais entidades do setor.
O ministro anunciou que amanhã, 31 de julho, será publicada uma Medida Provisória pelo Palácio do Planalto. Essa medida visa implementar ações para a prorrogação e o rebate das dívidas bancárias, de acordo com as faixas de perdas dos agricultores. De acordo com Fávaro, serão contempladas as operações com recurso controlado (Pronaf, Pronamp) e as operações com recurso livre deverão ser reclassificadas pelo agente financeiro.
Ainda, de acordo como ministro Fávaro, nos próximos dias, está prevista a publicação de outra Medida Provisória, desta vez voltada para o alongamento de dívidas das cooperativas e posteriormente para as cerealistas. Além disso, será retirada a negativação dos agricultores que atualmente estão com restrição de crédito. Para viabilizar essas ações, um Projeto de Lei (PLN) será enviado ao Congresso para o remanejamento dos recursos necessários.
Para o presidente da Fetag-RS Carlos Joel da Silva, “saímos animados da reunião, pois nossas pautas estão sendo tratadas pelo governo. Se elas saírem conforme foi acordado, serão fundamentais para que a agricultura familiar possa se recuperar”.