NOTÍCIAS
Fetag-RS em Conexão dá voz à Agricultura Familiar da Serra Gaúcha
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Bento Gonçalves foi escolhido pela Regional Sindical Serra para sediar mais uma edição do Fetag-RS em Conexão. O objetivo do evento é fortalecer o vínculo com as famílias agricultoras, proporcionando um espaço de diálogo para aqueles que produzem os alimentos.
Durante a visita, foram percorridas nove propriedades familiares nos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A comitiva da Fetag-RS foi composta pelo presidente Carlos Joel da Silva, o vice-presidente Eugênio Zanetti, a relações públicas Hoana Talita Gehlen e o jornalista Eduardo Oliveira. Representando a Regional Sindical Serra, estiveram presentes a coordenadora Sandra Meneguzzo e o assessor José Luis Pieta. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Bento Gonçalves também acompanhou o grupo.
As propriedades visitadas se destacaram pela diversidade de suas produções, que incluem uvas, pêssegos, hortifrutis, cogumelos, alho negro, entre outros, além de duas agroindústrias familiares.
Além da beleza da região e das propriedades familiares, a comitiva também constatou os estragos provocados pelas enchentes e deslizamentos de terra ocorridos em maio. Algumas das propriedades visitadas foram fortemente atingidas, causando prejuízos em diversas culturas, especialmente na uva.
Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “visitamos propriedades muito organizadas e com diversificação de culturas administradas por famílias que desempenham muito bem o papel de produzir alimentos. Nos sentimos orgulhosos do que vimos. Porém, também presenciamos a tristeza e a apreensão das famílias atingidas pelos eventos de maio, que ainda necessitam de medidas dos governos para que possam se reerguer. Temos casos de jovens que gostariam de permanecer na propriedade dos pais, mas se sentem inseguros diante das incertezas e da falta de apoio para a agricultura familiar”.
Ainda na agenda do roteiro, foram realizadas duas reuniões, a primeira, na noite de terça-feira, que contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Bento Gonçalves, entidades do setor primário e de agentes financeiros da região na qual já foram tratados alguns dos temas conversados com as famílias ao longo dia, tais como a falta de acesso asfáltico em algumas localidades que já poderiam estar explorando o turismo rural.
Para finalizar as atividades, após o encerramento das visitas, a Regional Sindical Serra reuniu-se com a Fetag-RS para discutir temas gerais relacionados ao movimento e debater sobre o Fetag-RS em Conexão.