NOTÍCIAS

Enquanto houver agricultor não atendido pelas medidas, a Fetag-RS seguirá articulando com o governo federal

Nesta semana, a Fetag-RS, representada pelo vice-presidente Eugênio Zanetti e o engenheiro agrônomo Kaliton Prestes, esteve mais uma vez em Brasília para uma série de reuniões no Ministério da Fazenda, Desenvolvendo Agrário e Agricultura Familiar, Agricultura e Pecuária e Gestão e Inovação.

O objetivo das agendas foi buscar entendimento sobre as medidas já anunciadas e tratar sobre aquelas que ainda precisam ser implementadas para atender os agricultores. Para isso, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais seguem mobilizados e também preparados com todas as informações para recepcionar e atender os agricultores.

Durante as agendas, que contaram também com a presença do deputado federal Heitor Shuch, destacou-se a importância das medidas já anunciadas que irão beneficiar uma parcela significativa de agricultores. Entretanto há a necessidade da publicação daquelas que foram prometidas pelo governo, mas que ainda não saíram, como por exemplo a resolução que permite a prorrogação das operações vinculadas ao Proagro e ao Seguro.

Segundo Zanetti, “o diálogo é fundamental para garantir que as políticas públicas cheguem ao campo de forma efetiva para que os agricultores familiares possam se reerguer. Por isso, a Fetag-RS tem vindo frequentemente para Brasília. Reconhecemos e acreditamos que os anúncios já realizados são positivos, mas o governo precisa ser mais rápido.”

A Fetag-RS continuará acompanhando de perto o andamento das negociações e espera que os próximos passos tragam alívio para as famílias e que aguardam com expectativa por medidas concretas para recuperar suas propriedades.