NOTÍCIAS

Fetag-RS apresenta nova versão do Projeto “Recuperação de Biomas” apoiando a reconstrução do Estado

Ontem, segunda-feira (30), a Fetag-RS apresentou à secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Marjorie Kauffmann, o projeto “Recuperação de Biomas”, desenvolvido pela Federação em parceria com Escolas Família Agrícola (EFA’s) e Casas Familiares Rurais (CFR’s), busca integrar a conservação ambiental ao desenvolvimento da agricultura e pecuária familiar. A iniciativa se destaca pela promoção da sustentabilidade através da educação do campo, geração de renda e sucessão rural, com impacto direto em 160 municípios do Rio Grande do Sul.

O público-alvo são estudantes do ensino médio dessas instituições, que, ao longo de três anos, elaboram e implementam projetos de vida voltados à melhoria de suas propriedades familiares. Esses projetos, que abrangem a recuperação ambiental e a regularização de áreas degradadas, têm como foco práticas agrícolas sustentáveis, como o plantio de espécies nativas e a implantação de sistemas agroflorestais. A iniciativa também busca fortalecer a biodiversidade e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, especialmente nos biomas Mata Atlântica e Pampa.

Através de uma abordagem integrada, que alia teoria e prática, o projeto inclui a formação técnica de educadores, estudantes e famílias rurais, além de promover intercâmbios de experiências e visitas técnicas. Um dos pontos altos da proposta é a criação de viveiros para a produção de mudas nativas, que serão utilizadas na recuperação de áreas degradadas.

Entre os objetivos principais estão a regularização ambiental das propriedades, a conservação de nascentes e áreas de preservação permanente, além de melhorias no saneamento básico rural. O projeto também fomenta a obtenção de certificações ambientais e o fortalecimento de redes entre instituições para impulsionar práticas sustentáveis.

Com duração de 30 meses, o “Recuperação de Biomas” visa consolidar um modelo de desenvolvimento rural sustentável, que alia preservação ambiental, desenvolvimento econômico e a permanência dos jovens no campo. O projeto culminará com a avaliação dos resultados e a apresentação dos impactos gerados, promovendo um legado de sustentabilidade e inovação no meio rural gaúcho.

A secretária Marjorie Kauffmann recebeu o projeto, indicou seu apoio à ação e se comprometeu a estudar o documento. Ela ainda propôs criar contrapartidas para as escolas que venham a receber o apoio técnico e financeiro, para garantir aos alunos o resultado esperado.