NOTÍCIAS
Fetag-RS em Conexão chegou a região da fronteira
Nos dias 9 e 10 de outubro, a Regional Fronteira recebeu o projeto “Fetag-RS em Conexão”, com visitas aos municípios de Bagé, Aceguá e Hulha Negra. A iniciativa tem como objetivo visualizar de perto as demandas das famílias agricultoras, conhecendo a realidade das propriedades. Entre as atividades acompanhadas, destacam-se a produção leiteira, ovinocultura, pecuária, além de agroindústrias voltadas para panificados, biscoitos, queijos, doce de leite e requeijão.
Durante as visitas, também foram observadas a aplicabilidade de políticas públicas, como o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de exemplos inspiradores de sucessão familiar. As famílias demonstraram o quanto as políticas públicas e o apoio institucional fazem a diferença no campo, garantindo a continuidade das atividades e a melhoria da qualidade de vida.
O que ficou evidente durante as visitas foi o papel das mulheres nas propriedades visitadas. Em sua maioria, são elas que gerenciam as atividades, liderando a produção e a gestão das finanças. Essa presença feminina, além de expressar o empoderamento das mulheres no meio rural, revela uma nova configuração das dinâmicas familiares e econômicas no campo, consolidando o protagonismo feminino na agricultura familiar.
Alguns pontos como a dificuldade de acesso à medidas emergenciais, como as anunciadas recentemente para os atingidos pelas enchentes e chuvas intensas, foram amplamente levantados pelos agricultores.
Segundo o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “É impressionante ver o engajamento das mulheres à frente das propriedades. Elas têm demonstrado força de liderança e inovação, fatores essenciais para o futuro da agricultura familiar. O Fetag-RS em Conexão é uma oportunidade única de estarmos presentes e fortalecermos as famílias agricultoras do nosso estado.”
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, com extensão de base em Aceguá, Hulha Negra, Candiota e Pedras Altas, Milton Brasil e o assessor da Regional Fronteira, José Mario Araujo acompanharam as visitas.
No mês de novembro, será a vez da Regional Litoral receber o Fetag-RS em Conexão.