INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.824

INFORMATIVO N° 1.824

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA:  17/10/2024

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 313 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

VEM AÍ A 2ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR FETAG-RS EM PORTO ALEGRE

Depois do grande sucesso em 2023, a capital gaúcha se prepara para receber mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar Fetag-RS, marcada para ocorrer entre os dias 4 e 9 de novembro, ao lado do Mercado Público, no centro histórico da capital.

Em 2024, serão 94 expositores vindos de diferentes regiões do estado, que oferecerão uma variedade de produtos como frutas, legumes, verduras, pães, geleias, queijos, embutidos, mel, artesanato, flores, entre outros. No ano passado, foram 70 empreendimentos participantes que comercializaram R$1.664.843,00.

Para o vice-presidente da Fetag-RS Eugênio Zanetti, “o sucesso da feira no ano passado nos mostrou o quanto o público da capital e da região metropolitana queria a agricultura familiar em Porto Alegre. Para a segunda edição, aumentamos o número de empreendimentos participantes e o espaço que será montado no Largo Glênio Peres a partir do próximo domingo. Temos a certeza de que será uma bela feira”.

A Feira da Agricultura Familiar terá entrada gratuita e funcionará diariamente das 8h às 19h.

 

MULHERES GAÚCHAS PARTICIPAM DA 8ª PLENÁRIA NACIONAL DE TRABALHADORAS RURAIS

Entre os dias 14 e 16 de outubro, 17 mulheres trabalhadoras rurais do Rio Grande do Sul participaram da 8ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, em Brasília. O evento foi marcado por debates que subsidiaram o a criação do Documento Base do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR).

Os principais encaminhamentos incluíram a elaboração de uma carta política das mulheres trabalhadoras rurais e uma nota contra o assédio e todas as formas de violência, ambos frutos das discussões e deliberações durante a plenária. As propostas abordaram temas como os desafios da agricultura familiar, a atuação político-sindical das mulheres e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), além de estratégias para o Plano de Lutas 2025-2029, que visa a garantir e ampliar os direitos das trabalhadoras rurais.

Durante o evento, as participantes também puderam usufruir do Espaço Educar & Cuidar da Saúde, com atividades de autocuidado como escalda-pés, auriculoterapia, acupuntura e benzimentos, promovendo o bem-estar físico e mental.

Lérida Pavanello, coordenadora estadual de Mulheres da Fetag-RS, destacou que a plenária “deu voz às mulheres para expressarem seus anseios e fortalecerem suas lutas. As trabalhadoras rurais gaúchas retornam ao estado com a missão de compartilhar as deliberações, fortalecendo a agricultura familiar e os direitos das mulheres no campo”.

QUINTA-FEIRA SERÁ DE TEMPO FIRME NA MAIOR PARTE DO RS

Nesta quinta-feira (17), o Rio Grande do Sul terá novamente a presença de tempo firme na maioria das regiões. A exceção será a Fronteira Oeste e o Norte, que terão pancadas localizadas entre o fim da tarde e o início da noite, causadas por uma área de baixa pressão sobre o Paraguai.

Não haverá volumes de chuva significativos: Itaqui e Maçambará terão cinco milímetros. Isso equivale a apenas 2% da média histórica para outubro em ambos os municípios. Nas demais áreas do território gaúcho, prevalece o tempo estável, com a presença de sol.

Na quinta, a temperatura mínima deve ocorrer em Chuí, no Sul, com 10°C. Horizontina, no Noroeste, registra a máxima, com 30°C. Na Capital, a variação térmica será de 15°C a 24°C.

Os termômetros não devem ter elevação significativa na temperatura nos próximos dias. A expectativa, no entanto, é de que as noites sejam um pouco mais frias.

Na sexta-feira (18), a instabilidade se amplia sobre parte do Estado. Há possibilidade de pancadas de chuva sobre a faixa oeste, norte, missões e noroeste gaúcho. Nas demais áreas, segue a condição de tempo estável.

Veja a previsão do tempo para a sua região nesta quinta-feira:

Região Metropolitana: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens e períodos de céu nublado. Em Viamão, os termômetros variam de 13°C a 23°C

Campanha: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens e possibilidade de garoa à noite. Em Bagé, os termômetros variam de 12°C a 21°C

Fronteira Oeste: a quinta-feira será de tempo instável, com sol entre nuvens e possibilidade de garoa à noite. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 16°C a 24°C

Litoral Norte: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens e períodos de céu nublado. Em Torres, os termômetros variam de 18°C a 20°C

Litoral Sul: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens e períodos de céu nublado. Em Rio Grande, os termômetros variam de 14°C a 19°C

Região Central: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens e períodos de céu nublado. Em Santa Maria, os termômetros variam de 13°C a 25°C

Região Noroeste: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens e períodos de céu nublado. Em Ijuí, os termômetros variam de 15°C a 29°C

Região Norte: a quinta-feira será de tempo instável, com sol entre nuvens e chuva passageira. Em Erechim, os termômetros variam de 13°C a 27°C

Região Sul: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens e períodos de céu nublado. Em Canguçu, os termômetros variam de 12°C a 20°C

Serra: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Bento Gonçalves, os termômetros variam de 13°C a 25°C

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quinta-feira:

Porto Alegre: sol entre nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 24°C

Bagé: sol entre nuvens, possibilidade de garoa à noite. Mínima de 12°C e máxima de 21°C

Capão da Canoa: sol entre nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 22°C

Caxias do Sul: sol entre nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 24°C

Erechim: sol entre nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 27°C

Lajeado: sol entre nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 26°C

Mostardas: sol entre nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 22°C

Passo Fundo: sol entre nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 27°C

Pelotas: sol entre nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 22°C

Rio Grande: sol entre nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 19°C

São Borja: sol entre nuvens, possibilidade de garoa à noite. Mínima de 16°C e máxima de 29°C

Santa Cruz do Sul: sol entre nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 25°C

Santa Maria: sol entre nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 25°C

Santa Rosa: sol entre nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 29°C

Torres: sol entre nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 20°C

Tramandaí: sol entre nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 21°C

Uruguaiana: sol entre nuvens, possibilidade de garoa à noite. Mínima de 16°C e máxima de 24°C

Xangri-lá: sol entre nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 22°C

Fonte: GZH

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2024 é de R$ 48,00 (quarenta e oito reais) por membro do grupo familiar.