INFORMATIVOS
INFORMATIVO N° 1.831
INFORMATIVO N° 1.831
REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira
DATA: 21/11/2024
SITE: www.fetagrs.org.br
Informativo desta quinta-feira está no ar!
Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 313 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados. Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.
CAPACITAÇÃO NA FETAG-RS ABORDA EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA
Nesta terça-feira (19) a Fetag-RS promoveu mais uma capacitação sobre a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, antecipando a obrigatoriedade que entrará em vigor em 2 de janeiro de 2025.
O treinamento, conduzido por técnicos da Sefaz e da Procergs, abordou o uso do aplicativo “Nota Fiscal Fácil”. Durante a capacitação, foram detalhadas as funcionalidades da ferramenta e esclarecidas dúvidas dos participantes.
A Fetag-RS tem intensificado os esforços para preparar funcionários de suas regionais e sindicatos, capacitando-os a auxiliar os agricultores no uso do aplicativo e na emissão de notas fiscais eletrônicas de forma prática e eficiente.
Além disso, a Federação tem dialogado com a Sefaz e a Procergs em busca de melhorias no sistema, considerando os desafios enfrentados pela agricultura familiar na adoção das novas exigências. Mesmo com essas dificuldades, a Fetag-RS orienta os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais a iniciarem o quanto antes o processo de adaptação, garantindo familiaridade com os recursos disponíveis e evitando transtornos futuros.
CÂMARA APROVA MERCADO DE CARBONO
Na terça-feira (19), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 182/2024, com 336 votos a favor e 38 contra. A proposta visa contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, consolidando o mercado de carbono no país.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) teve papel fundamental na garantia de proteções para os produtores rurais, que possuem ativos ambientais em suas propriedades e podem gerar créditos de carbono. A FPA também assegurou a proibição da venda antecipada de créditos em programas jurisdicionais relacionados a áreas privadas.
A bancada da FPA trabalhou para garantir que os produtores possam constituir e vender créditos de carbono em programas privados, promovendo uma economia verde que beneficie o setor agropecuário. Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA, destacou que o mercado de carbono deve ser uma oportunidade para o produtor rural, criando uma nova fonte de renda e ao mesmo tempo contribuindo para a preservação ambiental.
O deputado Aliel Machado (PV-PR), relator do projeto, ressaltou a importância do diálogo com a FPA para garantir um texto que respeite a propriedade privada, ao mesmo tempo em que promove avanços tecnológicos e ambientais. A proposta agora segue para sanção presidencial, podendo representar uma importante conquista para a sustentabilidade e a agricultura no Brasil.
“Da mesma maneira, contemplar os produtores como responsáveis por essas vendas é trazer justiça e garantia do direito de propriedade. A estruturação do mercado de carbono é uma oportunidade para gerar mais renda ao produtor e ajudar a preservar o planeta”, disse Lupion. “Estamos diante de um projeto que foi amplamente debatido com diversos setores, incluindo o apoio e trabalho conjunto da FPA. Vamos ter avanço tecnológico, proteção ao meio ambiente, respeito ao produtor rural. Todos ganham com essa aprovação, que é um novo mercado, uma nova oportunidade”, afirmou Machado.
Fonte: Agrolink
CHUVA DIMINUI, MAS TEMPO INSTÁVEL PERSISTE EM PARTE DO RS NESTA QUINTA-FEIRA
Após grande acumulado de chuva, a quinta-feira (21) tem previsão de tempo instável parte do Rio Grande do Sul. A chuva chega à tarde e se concentra sobre as Missões, nos Vales, na Serra e no Litoral Norte.
Em municípios dessas regiões, são esperadas apenas pancadas de chuva isoladas, por isso, em algumas cidades, o tempo será mais estável e o sol pode aparecer entre muitas nuvens ao longo do dia.
Nas demais regiões do Estado, o predomínio será de tempo firme. Devido à circulação de ventos, os termômetros não se elevam significativamente. Em Porto Alegre, o amanhecer pode ser com chuvisco, mas o decorrer da quinta será de tempo firme.
Será uma mudança no cenário para o Estado, com redução nos volumes de chuva. Nas últimas 12 horas, por exemplo, Taquari, no Vale do Taquari, registrou 135 mm de chuva, sendo maior do que a média para o mês de novembro, de 131 milímetros, equivalente a 103% para o período. Em Maquiné, no Litoral Norte, choveu 54mm, o que representa 38% da média para o mês de novembro.
Para quinta-feira, os volumes devem ser em menor intensidade. No Noroeste, Humaitá e Três Passos devem registrar 35 milímetros. Isso equivale a 21% da média histórica em ambas as cidades. Em Porto Alegre, não há volume de chuva significativo.
São Borja, na Fronteira Oeste, registra a temperatura máxima: 30°C. Já a mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra, com 12ºC. Na Capital, a variação térmica será de 17°C a 24°C.
Na sexta-feira (22), a chuva segue de forma isolada. Em boa parte do RS, o tempo será estável, com maior formação de nuvens. Há possibilidade de chuva nas Missões, no Norte, no Noroeste, na Região Central, em Porto Alegre e na Serra.
Veja a previsão do tempo para a sua região nesta quinta-feira:
Região Metropolitana: a quinta-feira será de tempo ensolarado, com sol entre nuvens. Em Viamão, os termômetros variam de 19°C a 24°C
Campanha: a quinta-feira será de tempo ensolarado, com sol entre nuvens e períodos de céu nublado. Em Bagé, os termômetros variam de 15°C a 23°C
Fronteira Oeste: a quinta-feira será de tempo ensolarado, com sol entre nuvens. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 16°C a 26°C
Litoral Norte: a quinta-feira será de tempo instável, com céu nublado e chuva pela manhã e à noite. Em Torres, os termômetros variam de 18°C a 24°C
Litoral Sul: a quinta-feira será de tempo ensolarado, com sol entre nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam de 19°C a 24°C
Região Central: a quinta-feira será de tempo ensolarado, com sol entre nuvens e períodos de céu nublado. Em Santa Maria, os termômetros variam de 18°C a 25°C
Região Noroeste: a quinta-feira será de tempo instável, com sol entre nuvens e possibilidade de chuva passageira. Em Ijuí, os termômetros variam de 17°C a 28°C
Região Norte: a quinta-feira será de tempo instável, com sol entre nuvens e possibilidade de chuva passageira. Em Erechim, os termômetros variam de 17°C a 24°C
Região Sul: a quinta-feira será de tempo instável, com sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Em Canguçu, os termômetros variam de 15°C a 20°C
Serra: a quinta-feira será de tempo instável, com sol entre nuvens e possibilidade de chuva passageira. Em Bento Gonçalves, os termômetros variam de 15°C a 24°C
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quinta-feira:
Porto Alegre: tempo nublado, possibilidade de garoa. Mínima de 17°C e máxima de 24°C
Bagé: sol entre nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 23°C
Capão da Canoa: tempo nublado, possibilidade de chuva. Mínima de 17°C e máxima de 21°C
Caxias do Sul: sol entre nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 24°C
Erechim: tempo nublado, chuva passageira. Mínima de 17°C e máxima de 24°C
Lajeado: sol entre nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 27°C
Mostardas: sol entre nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 24°C
Passo Fundo: sol entre nuvens, possibilidade de chuva passageira. Mínima de 17°C e máxima de 24°C
Pelotas: tempo nublado, possibilidade de chuva à noite. Mínima de 19°C e máxima de 24°C
Rio Grande: sol entre nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 24°C
São Borja: sol entre nuvens, com possibilidade de chuva. Mínima de 18°C e máxima de 30°C
Santa Cruz do Sul: sol entre nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 25°C
Santa Maria: sol entre nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 25°C
Santa Rosa: tempo chuvoso. Mínima de 18°C e máxima de 28°C
Torres: tempo nublado, chuva pela manhã e à noite. Mínima de 18°C e máxima de 24°C
Tramandaí: sol entre nuvens, possibilidade de chuva passageira. Mínima de 19°C e máxima de 24°C
Uruguaiana: sol entre nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 26°C
Xangri-lá: sol entre nuvens, possibilidade de chuva passageira. Mínima de 18°C e máxima de 23°C
Fonte: GZH
A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2024 é de R$ 48,00 (quarenta e oito reais) por membro do grupo familiar.