NOTÍCIAS
Fetag-RS cobra e crédito fundiário deverá ter novas contratações até março
Nesta segunda-feira (13), a Fetag-RS, representada pelo vice-presidente Eugênio Zanetti e pelo assessor de política agrícola Adrik Richter, participou de uma reunião com Milton Bernardes, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Sul, para tratar de temas importantes para a agricultura familiar gaúcha.
Durante a conversa, a Fetag-RS destacou que alguns agricultores ainda não conseguiram acessar os auxílios prometidos devido às enchentes de 2024. A entidade solicitou ao MDA os motivos pelas negativas ou pela não aplicação dos benefícios até o momento. Casos concretos serão encaminhados ao ministério para análise.
Outro tema foi o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A Fetag-RS demonstrou preocupação com o baixo número de novas contratações e apontou dificuldades na fase final de contratação junto ao Banco do Brasil. A Federação pediu uma revisão dos processos para facilitar o acesso ao programa.
A Federação também cobrou que o MDA oficialize a dispensa do laudo de avaliação de imóveis no padrão ABNT para as propostas de crédito fundiário. Essa medida é importante para simplificar e agilizar o processo.
Como encaminhamentos, ficou acertada a marcação de uma reunião entre o MDA e o Banco do Brasil para resolver os problemas nas contratações do PNCF, além do envio de um ofício pela superintendência do MDA no RS ao MDA em Brasília cobrando uma decisão sobre a dispensa do laudo de avaliação de imóveis.
De acordo com o governo, a meta estabelecida é contratar 90 propostas de crédito fundiário até o final de março de 2025.