NOTÍCIAS
Estiagem e dívidas: FETAG-RS reforça pressão por soluções junto ao Governo do Estado

Foto: Joel Vargas / GVG
A FETAG-RS participou, nesta segunda-feira, de uma reunião no Palácio Piratini, a convite do governador Eduardo Leite, para tratar das demandas urgentes da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, especialmente em relação à estiagem e às dívidas dos agricultores. O encontro contou com a presença do governador, grande parte do secretariado estadual e representantes de entidades do setor.
Durante a reunião, foi alinhada uma pauta conjunta para subsidiar as reivindicações, abordando temas como a securitização, Proagro e a prorrogação das dívidas agrícolas. A pedido da FETAG-RS e demais entidades, o governador se comprometeu a coordenar as tratativas junto ao governo federal e já anunciou que, nesta terça-feira (25/03), irá a Brasília para tentar agendar reuniões com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).
Além disso, um novo encontro já foi marcado para o dia 1º de abril, novamente no Palácio Piratini, onde além das entidades do setor, também estarão presentes deputados e senadores da bancada federal gaúcha, bem como parlamentares ligados à agricultura na Assembleia Legislativa. O objetivo é fortalecer ainda mais o movimento em defesa dos agricultores do estado.
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, a estiagem e as dívidas dos agricultores não afetam apenas os produtores, mas toda a cadeia produtiva. “Quando os agricultores enfrentam dificuldades, isso se reflete nos preços dos produtos nas prateleiras dos supermercados, impactando diretamente os consumidores. Além disso, a produção agrícola é fundamental para a economia local e nacional. Se não encontrarmos soluções para as dívidas e desafios enfrentados pelos agricultores, os municípios, o estado e a União sentirão os efeitos negativos em termos de arrecadação de impostos e na geração de empregos. É uma situação que demanda atenção e ação coletiva.”
A FETAG-RS segue mobilizada e atenta aos próximos passos para garantir que as reivindicações dos agricultores familiares do Rio Grande do Sul sejam ouvidas e atendidas.