NOTÍCIAS

FETAG-RS busca ampliar participação de jovens no Programa Nacional de Crédito Fundiário para a Juventude Rural

Reunião com o MDA propõe ações de incentivo à permanência da juventude no campo por meio do acesso à terra

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) esteve reunida na quarta-feira (15/04) com o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Milton Bernardes. A pauta — crédito fundiário para a juventude e acesso à terra — surgiu da mobilização da juventude rural da FETAG-RS, construída em espaços de debate e deliberação, como a Plenária Estadual realizada em agosto de 2023.

A coordenadora da Juventude Rural e vice-presidente do IFISM, Camila Rode, participou da reunião acompanhada pelo vice-presidente e diretor de Política Agrícola, Eugênio Zanetti; pelo diretor Samuel Santos; e pelo engenheiro agrônomo e responsável técnico pelo crédito fundiário, Adrik Richter.

Durante o diálogo com o superintendente, a FETAG-RS solicitou recursos para ações de sensibilização e divulgação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), com o objetivo de ampliar a participação de jovens rurais de todas as regiões do estado.

O encontro, realizado em Porto Alegre, teve como foco a definição de estratégias que incentivem a adesão da juventude ao PNCF. A proposta é viabilizar projetos que ampliem o acesso dos jovens do campo ao crédito fundiário e, consequentemente, à terra.

Como resultado da articulação, foi formalizado o compromisso de repasse no valor de R$ 230 mil para a execução de um projeto voltado à mobilização, articulação e sensibilização da juventude rural em torno do PNCF.

“A permanência da juventude no campo está diretamente relacionada ao acesso a políticas públicas estruturantes. O Crédito Fundiário é uma das principais ferramentas para isso, pois permite que o jovem adquira seu próprio pedaço de terra e inicie sua trajetória na agricultura familiar. Precisamos garantir que eles tenham acesso à informação e apoio para seguir esse caminho”, destacou a diretora Camila Rode.

Sobre o PNCF:

O Programa Nacional de Crédito Fundiário é uma política pública federal que oferece financiamento com juros baixos e prazos acessíveis para que agricultores familiares, assentados da reforma agrária e jovens do meio rural possam adquirir terras. Além de promover o acesso à terra, o programa contribui para a sucessão rural, combate o êxodo do campo e fortalece a agricultura familiar como base da produção de alimentos no Brasil.

A FETAG-RS reforça seu compromisso com a valorização da juventude rural e seguirá atuando junto aos órgãos competentes para garantir mais oportunidades e dignidade aos jovens do campo.

 

Leia também: Fetag-RS e IFSIM propõe no Ministério do Desenvolvimento Agrário projeto de mobilização da juventude rural para acesso ao PNCF