NOTÍCIAS

Agricultura e pecuária familiar na expectativa pela Expointer

Após duas edições com restrições devido a pandemia, a Expointer volta a sua normalidade em 2022. Para a Fetag-RS, entidade copromotora da feira e uma das organizadoras do Pavilhão da Agricultura Familiar, as perspectivas são otimistas.

Em 2022, no Pavilhão da Agricultura Familiar, tradicionalmente um dos espaços mais frequentados da Expointer, serão 337 estandes destinados a abrigar as agroindústrias familiares, que estarão presentes comercializando produtos como panificados, doces, embutidos, bebidas, artesanatos e flores. O número é maior do que em 2019, quando havia 316 estandes.

Neste ano, além das agroindústrias gaúchas, estarão presentes empreendimentos familiares de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, totalizando 166 municípios representados. Do total de agroindústrias participantes, 59 participarão da feira pela primeira vez.

Outro fator considerado positivo pela Fetag-RS é a representatividade de jovens e de mulheres que estão à frente das agroindústrias participantes, sendo 95 lideradas pela juventude rural e 66 pelas trabalhadoras rurais.

A expectativa da Fetag-RS para o Pavilhão da Agricultura Familiar é a de superar em 10% o valor comercializado em 2019 (R$ 4.540.549,57).

Também haverá forte representatividade da pecuária familiar, que marcará presença no pavilhão do gado leiteiro – espaço em que grande parte dos expositores são familiares, gado de corte, ovinos e dos pequenos animais.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a Fetag-RS vai para a Expointer com muito otimismo, pois retomaremos a normalidade na nossa maior feira. Nossas agroindústrias estão preparadas para ofertar aqueles produtos que já são reconhecidos pela qualidade e que fazem do pavilhão da agricultura familiar um dos principais espaços da feira, além da pecuária familiar, que também faz bonito na Expointer ao levar animais que muitas vezes são premiados”.

A 45ª Expointer ocorre entre os dias 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.