NOTÍCIAS

Assinado primeiro contrato de Pronaf B no Estado em 2023

O Pronaf B é uma pauta antiga da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e que foi intensificada agora nas negociações das medidas de combate à seca. Durante a manhã desta quinta-feira (09), o jovem agricultor familiar Vinicius Juliano Pauwels, produtor de leite em Lagoa dos Três Cantos, assinou o primeiro contrato de Pronaf B de 2023 no Rio Grande do Sul. Vinicius Assinou o instrumento de crédito na presença da Fetag-RS e do Banco do Brasil durante a Expodireto Cotrijal.

O Pronaf B ou Microcrédito Produtivo Rural é uma linha de financiamento pra agricultores familiares portadores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e/ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) com enquadramento B de até R$23 mil de renda bruta anual, taxa de juros de 0,5% ao ano e bônus de adimplência de 25% com até 2 anos de prazo de reembolso. A finalidade do financiamento se aplica na ampliação ou modernização da infraestrutura de produção agropecuária e não agropecuária das propriedades.

A reivindicação da Fetag-RS persiste nos demais itens da pauta que ainda não foram atendidos, mas também na adequação e atualização de valores do Pronaf B para atender mais agricultores. Para o próximo plano safra, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais já solicitaram esta demanda seja levada até o Mistério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

De acordo com o presidente da Fetag-RS “momentos como este reforçam  a necessidade da criação e execução de políticas públicas voltadas à realidade dos agricultores(as). Esperamos há muito tempo que o Pronaf B fosse operacionalizado. Agora vemos um jovem tendo a possibilidade de investir na sua produção, superar este momento de estiagem e continuar na atividade rural”.