NOTÍCIAS

CADASTRO VITÍCOLA TERÁ NOVO SISTEMA

 

 
Uma reivindicação do setor da uva desde o ano passado, teve resultado positivo no dia de ontem (21). A pedido da FETAG-RS e da Comissão Interestadual da Uva, o deputado federal Heitor Schuch agendou reunião que se realizou na manhã da quarta-feira, com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura (Mapa), Glauco Bertoldo para alinhar a execução do novo cadastro vitícola no Estado.

 

 
O Sistema de Informações da Área de Vinhos e Bebidas (Sivibe) vitícola tem como objetivo compreender a evolução do cultivo das videiras, servir de base para pesquisas, trabalhando também no controle de produção, comercialização e elaboração de políticas públicas para desenvolvimento do setor, além de subsidiar estudos para futuras indicações geográficas.

 

 
O vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti participou da reunião acompanhado da representação de oito Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Serra, grande região produtora de uva. De acordo com Zanetti “o novo cadastro vem na hora certa, a atualização era uma antiga demanda do setor. Precisamos ter um sistema claro para que os dados possam servir de base para a construção de políticas públicas que beneficiem os agricultores.”

 

 
De acordo com Glauco até o final da próxima semana no novo sistema será liberado para o estado, sendo que a primeira capacitação foi agendada para o final do mês de outubro.