NOTÍCIAS

Dia Estadual do Leite pode ser marcado por protesto

Cerca de 350 pessoas deverão participar das atividades, que poderão culminar, dependo de aprovação em plenário, com o trancamento parcial do trevo na RS-419, que liga Teutônia a Poço das Antas.

     O presidente da Fetag, Elton Weber, justifica o mau momento do segmento em decorrência da não-vinda de indústrias para o Estado, o incremento na produção leiteira estimulado justamente pelas futuras indústrias e a queda em até R$ 0,25 no preço pago ao produtor nos últimos três meses. “Essa situação faz com que os agricultores se sintam desestimulados, não consigam honrar compromissos financeiros e, mais uma vez, terão que pagar uma conta que não fizeram, mas sim o Estado e tais indústrias, que veicularam informações na mídia referentes à expansão do setor lácteo”, observa.

     Para marcar ainda mais o Dia Estadual do Leite, será encaminhado um documento de propostas – Carta de Teutônia – aos governos estadual e federal e, ainda, a entrega de 250 litros de leite para APAE e mais 250 litros para o Lar dos Idosos, num gesto de importância e de valorização do produto.

Seminário

     Tendo por lema Dia do Leite: momento de estudo, de traçar estratégias e perspectivas, a programação se inicia às 10h com o painel Conjuntura da Produção Leiteira no Vale do Taquari com o professor Lucildo Ahlert, da Univates. Em seguida está previsto um momento para os produtores relatarem suas experiências e depois o presidente da Fetag, Elton Weber, vai falar sobre Mercado: Situação Atual e Tendências.

     Na parte da tarde, às 13h30min, a assessora jurídica da Fetag, Jane Berwanger, vai enfocar O Desafio Ambiental na Produção Leiteira, juntamente com Ricardo Núncio, da Fecoagro. Às 14h10min, o tema recai sobre Política de Investimentos na Cadeia Leiteira no RS, a cargo do Sedae e da Secretaria da Agricultura, abordando incentivos fiscais, Fundoleite e Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa).
 

Mais informações: Elton Weber – (51) 9325-0040

Assessoria de Imprensa – 16/09/2008 – Luiz Fernando Boaz – (51) 9314-5699