NOTÍCIAS

VOCÊ SABIA? – A PARTICIPAÇÃO É UM PRINCÍPIO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

Você sabia? – A participação é um princípio para o desenvolvimento das organizações

O desenvolvimento e a sustentabilidade das organizações passam necessariamente pela participação ativa dos atores envolvidos. Importante ressaltar, que esta participação deverá dar sustentação à descentralização das decisões e ações, guiando a um caminho mais adequado para que possam enfrentar os desafios.

Existem diferentes níveis de participação e que vão além de estar presente em um determinado ambiente apenas enquanto ouvinte.

Participar é também se tomar parte de um processo, em que os indivíduos sejam os sujeitos daquele espaço, com seu efetivo envolvimento, desde o planejamento de ações, divisão de responsabilidades, assim como a execução, o monitoramento e a avaliação.

O processo participativo envolve um conjunto de fatores, dentre eles a valorização do elemento humano como instrumento de trabalho e sua capacidade de criar ideias e soluções para os desafios.

Precisamos quebrar o paradigma de que alguns decidem o que os demais devem fazer e como devem fazê-lo. Este comportamento poderá nos levar a constatação futura de que os resultados não foram alcançados, havendo falta de compromisso, mal-entendidos e muitas justificativas.

A participação das pessoas é estimulada a partir do respeito às ideias de todos, sendo que todas as contribuições devem ser valorizadas. Precisamos acreditar que os outros também são capazes de criar e de fazer, desenvolvendo a confiança e o espírito de equipe.