NOTÍCIAS

Festival é comparado com Grito e Marcha das Margaridas

     O 2° Festival Nacional da Juventude Rural foi aberto hoje (27), às 11h, pelo presidente da Contag, Alberto Broch, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. As 27 Federações participaram da mística, ocasião em que um casal levou para o palco principal sementes e mudas, que simbolizaram o início da organização sindical da juventude. Em seguida, foi colocado água e terra, que representaram o fortalecimento da luta da juventude por um futuro melhor. Broch, em sua saudação, comparou o festival com as grandes ações de massa do movimento sindical, isto é, a Marcha das Margaridas e o Grito da Terra.
     Broch cobrou do governo federal o comprometimento com as demandas da juventude rural, uma vez que o festival é uma manifestação que vem se somar à luta por um campo, um Brasil e um mundo melhor. “A juventude está mostrando para o País a garra que o campo tem na discussão de temas importantes como a sucessão rural e a soberania alimentar”, sustentou o dirigente.
     A Comissão de Jovens da Fetag-RS está participando com um grupo de 120 pessoas, que tem à frente Josiane Einloft, coordenadora de Jovens da Federação. Ela disse que é importante a sucessão rural, porém que o enfoque recaia na permanência e não na saída do meio rural. “A partir do Congresso que realizamos em novembro do ano passado, em Santa Maria, que teve a sucessão rural como principal enfoque, o tema vem sendo pautado em diversos estados e, inclusive, neste festival da Contag”, destacou a dirigente. O presidente da Fetag, Elton Weber, também participou das atividades nesta terça-feira.

Mais informações: Josiane Einloft – (51-9314-5720)

Assessoria de Imprensa – 27/07/2010 Luiz Fernando Boaz (51-9314-5699)