NOTÍCIAS

FETAG avalia positivamente participação na 31ª EXPOINTER

     A FETAG, que completou dez anos de EXPOINTER, juntamente com as Regionais Sindicais e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, esteve presente em diversos eventos, tais como Sucessão Rural, Produção de Alimentos, Educação Rural, Saúde e Trabalho dos assalariados rurais, entre outros temas voltados à agricultura, que tiveram discussão na EXPOINTER, bem como acontecimentos referentes à política da agricultura familiar, financiamento, seguro, liberação de recursos, preços de produtos e, inclusive, alguns setores que estão com dificuldade, como por exemplo o leite.
     O presidente da FETAG, Elton Weber, ao fazer um balanço da participação da FETAG na EXPOINTER, disse que ele é positivo no que se refere a venda de produtos na agricultura familiar e a participação dos agricultores, tanto nos seminários e eventos como na visitação à Exposição, inclusive com a forte chuva que caiu na sexta-feira, último dia de ingresso gratuito das excursões organizadas pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

Agroindústrias e artesanatos

     A FETAG esteve presente na X Feira da Agricultura Familiar com 120 agroindústrias, artesanatos e quatro cozinhas beneficiando mais de 420 famílias no Estado. Nos primeiros cinco dias de negócios foram comercializados R$ 360 mil entre todos os 240 expositores do pavilhão. O assessor do Departamento de Agroindústrias da FETAG, Jocimar Rabaioli, disse que a projeção inicial de vendas é de que nos nove dias de feira sejam arrecadados mais de R$ 1 milhão, o que representa um incremento em cerca de 40% em relação à edição anterior.

{mosimage}
Agroindústrias EXPOINTER 2008

Manuseio com agrotóxicos

     A FETAG, através de seu Departamento de Assalariados Rurais, realizou no dia 5 de setembro, um evento de Saúde e Segurança na EXPOINTER. Conforme o 2º Vice-Presidente da FETAG, Nelson Wild, o seminário teve por objetivo alertar e conscientizar sobre a prevenção e a precaução que os trabalhadores rurais, tanto agricultores como pecuaristas familiares, devem ter com relação às atividades que exercem no meio rural. Para tanto, eles devem se precaver utilizando os equipamentos de proteção individual evitando acidentes no trabalho com animais e maquinários, bem como quanto à intoxicação pelo manuseio, uso indevido de agrotóxicos e demais agentes químicos.
     Já a Dra. Virgínia Dapper, médica do trabalho da Secretaria Estadual da Saúde, enfatizou em sua palestra o incremento do uso de agrotóxicos no Brasil, o qual tem, conseqüentemente, aumentado o número de acidentes e intoxicações na atividade rural. Por isso, ela alerta que tanto o setor produtivo rural, como o consumidor precisam se conscientizar de que a prevenção ainda é o melhor remédio.