NOTÍCIAS

Fetag exige pagamento de integrados da Doux Frangosul

Doux Frangosul, que trabalha com cerca de 3.000 integrados, para discutir, novamente, os atrasos na remuneração dos lotes de aves e suínos entregues pelos agricultores integrados que, em muitos casos, se arrasta desde maio. Após o descumprimento de dois acordos de pagamentos, a empresa assumiu o compromisso de até 23 de dezembro regularizar todos os atrasos. No entanto, a Fetag fez uma cobrança efetiva para que até o dia 27 de novembro sejam pagos os lotes com mais de 40 dias de atraso, caso contrário não descarta a possibilidade de mobilização. 
         O presidente da Fetag, Elton Weber, disse que a expectativa da comissão era de ouvir da Doux Frangosul uma explicação mais detalhada, inclusive os motivos que levaram ao não-cumprimento do último cronograma negociado em 16 de outubro. “Diante do fato de já terem sido estabelecidos três datas e todas descumpridas, houve uma sensação de frustração e descrédito em cima do novo indicativo de pagamento”, justifica. 

         Exclusão

        Um segundo momento da reunião foi com a Associação Gaúcha de Avicultores (Asgav), oportunidade em que a comissão solicitou que a entidade fosse a mediadora de um encontro com a Sadia e a Perdigão para discutir a exclusão de avicultores do processo de integração. Na verdade, conta André Raupp, assessor de Política Agrícola da Fetag, se trata de avicultores que dispõem de instalações em uso há mais tempo e em função dessa conjuntura, as empresas simplesmente reiteram que não vão alojar mais pintos nos galpões. 
        Apesar da disponibilidade dos agricultores em buscar financiamentos para reformar e atualizar os aviários, as empresas simplesmente estão colocando eles de lado. A região com maiores dificuldades é Nova Bréscia. 

Mais informações: Elton Weber – (51-9325-0040) – André Raupp – (51) 9314-5729
Assessoria de Imprensa – 20/11/2009 – Luiz Fernando Boaz  51 9314-5699