NOTÍCIAS

FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais cobram investimentos e ações efetivas em saúde pública

A FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, através da Comissão Estadual de Saúde, discutiram, na manhã de hoje, quinta-feira (06), a situação da saúde pública nos municípios, no Estado e no País.

No entendimento da Comissão, o Governo Federal deve ampliar os investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), que é referência em saúde pública em todo o mundo. Agora, o que se vê são dificuldades provocadas por falta de ação do poder público em suas diversas instâncias, tais como a falta de vacinas para a covid-19, em especial a segunda dose, a paralisação das cirurgias eletivas e os aumentos abusivos nos preços dos medicamentos e insumos.

Quando o país vive uma crise de saúde devido a pandemia, todos precisam fazer a sua parte, a começar pelas Prefeituras que precisam gerenciar bem os recursos que recebem; organizar a aplicação das vacinas contra a Covid-19, evitando que as pessoas fiquem horas em longas filas e não consigam ser vacinadas; além de dar a devida atenção para o tratamento de outras doenças que seguem afligindo a população.

De acordo com relatos da comissão, em alguns municípios estão faltando medicamentos fundamentais para o controle de diversas doenças, inclusive aqueles que são de uso contínuo. Quando o problema não é a falta, é o aumento descontrolado no valor que está assustando a população. É inaceitável que, durante uma pandemia que tirou o emprego (e a vida) de muitos, os preços subam como se todos pudessem pagar essa conta. O que acontecerá com a pessoa que precisa de um remédio para se manter viva, mas que não pode comprá-lo?  A FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais querem saber: onde estão os governos e os órgãos reguladores que permitem elevações descabidas nos preços? Por que não fizeram nada até agora? O que pretendem fazer e o quando vão fazer?

A comissão também se mostrou preocupada com a paralisação das cirurgias eletivas, pois diversos pacientes estão tendo seus problemas de saúde agravados enquanto aguardam o retorno dos procedimentos, numa situação que não pode mais continuar. O retorno é fundamental e urgente.

Cabe ressaltar o papel que os governos do Estado e da União têm em dar condições para os municípios. Neste momento, é fundamental que o país tenha foco na produção de vacinas e na aquisição de matérias primas que vêm de fora, fazendo com que a vacinação atinja o maior número possível de pessoas, no menor tempo possível, com as duas doses que são necessárias. Ao Estado, cabe distribuir as vacinas com agilidade e repassar os recursos aos municípios.

O SUS é uma política pública que abrange todos os brasileiros e precisa estar fortalecido para combater a covid-19 e tratar das demais doenças, que não deixaram de existir durante a pandemia.

A FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, através da Comissão Estadual de Saúde, seguirão cobrando dos governantes mais investimentos em saúde pública e fiscalização diante do aumentos abusivos que estão sendo registrados nos medicamentos em um momento tão conturbado para todos nós.

Saúde é um direito de todos/as e um dever do poder público.