NOTÍCIAS

FETAG-RS em reunião com a concessionária CCR Via Sul

Na tarde de segunda-feira (8), o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, compareceu na sede, CCR Via Sul, concessionária que administra a BR-101, em Porto Alegre, para tratar sobre notificações encaminhadas pela empresa informando que agricultores e pecuaristas familiares deveriam regularizar os acessos às suas propriedades ou eles poderiam ser fechados.

 

No encontro com representantes da empresa, da FETAG-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional Litoral, a empresa informou que a regularização está prevista em contrato e que o prazo para que todos os acessos estejam em conformidade é de até 15 anos.

 

No acordo firmado ontem, consta que a Associação dos Municípios do Litoral enviará ofício para a empresa solicitando a prorrogação do prazo para realização do cadastro, que será estendido por mais 90 dias.

 

Posteriormente, as prefeituras deverão fazer levantamento prévio indicando qual a situação de cada proprietário/acesso, de modo que se possa analisar as exigências cabíveis para cada situação. A empresa vai comunicar quais informações serão necessárias. Proprietários rurais com acesso de poucos veículos terão tratamento diferenciado.

 

Tão logo as etapas forem concluídas, novas reuniões com a empresa serão realizadas, inclusive nos municípios do litoral.

 

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “a articulação da FETAG-RS, da Regional Sindical Litoral e seus sindicatos, prefeitos e vereadores da região, foi fundamental para que os deputados estaduais Elton Weber e Ernani Polo conseguissem agendar a reunião. Precisávamos evitar que acessos fossem fechados indevidamente e conseguimos mais prazo para que os proprietários de terras na região façam a regularização. Mas a discussão ainda não acabou, pois seguiremos acompanhando o caso para não permitir que os agricultores tenham mais custos e prejuízos neste ano”.

Também participaram a reunião os deputados estaduais Elton Weber e Ernani Polo.

Foto: Bethânia Helder / Assembleia Legislativa