NOTÍCIAS

FETAG-RS participa de Audiência Pública sobre a cadeia do tabaco

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realizou, presidida pelo deputado estadual Adolfo Brito, realizou manhã de hoje (1), uma Audiência Pública proposta pelos deputados estaduais Elton Weber e Zé Nunes para tratar sobre os problemas que estão sendo enfrentados pelos produtores de tabaco no momento de negociar sua produção com as indústrias.

Anualmente, as indústrias e as entidades representativas dos produtores, dentre elas a FETAG-RS, reúnem-se para a discutir e negociar o valor que será pago aos agricultores pela safra. O que vem acontecendo nos últimos anos, e que foi agravado nas rodadas de negociações da safra atual, é uma desvalorização da produção por parte das indústrias, que oferecem valores totalmente fora da realidade e que não cobrem sequer os custos de produção que elas mesmas calculam.

Representando a FETAG-RS, o presidente Carlos Joel da Silva participou da audiência e citou as dificuldades que os produtores e as entidades representativas estão enfrentando para negociar valores justos com as empresas. “O que tivemos nos últimos anos não se pode chamar de negociação. As empresas apresentam seus cálculos e permanecem irredutíveis. Apenas uma das empresas trouxe uma segunda proposta, mas que permaneceu muito longe de ser boa para o produtor”.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas e que está enfraquecendo a cadeia é a forma de cálculo dos custos de produção, que atualmente é realizado de forma separada por indústrias e produtores, quando o ideal seria um trabalho conjunto entre as duas partes. “Se estivéssemos um momento normal, sem pandemia, já teríamos organizado mobilizações na frente das indústrias, como já fizemos diversas vezes. Os produtores, convidados pela FETAG-RS, fizeram importantes relatos na audiência de hoje. Eles não podem arcar sozinhos com os custos de produção, pois ele não tem para quem repassar. Só as indústrias podem fazer isso.

Como encaminhamentos, os parlamentares sugeriram a retomada do cálculo em conjunto, o combate ao contrabando, o maior acompanhamento do setor público nas atividades da cadeia, a entrega das planilhas das indústrias com os custos que serviram de base para o cálculo dos valores apresentados para a safra atual e que a Emater também possa atuar na elaboração dos custos de produção.

Participaram da reunião os deputados estaduais: Adolfo Brito, Elton Weber, Zé Nunes, Beto Fantinel e Kelly Moraes; o deputado federal, Marcelo Moraes; representantes das entidades do setor e produtores rurais.