NOTÍCIAS

FETAG-RS participa do Conecta Expoagro Afubra

Nesta quarta-feira (17), data em que teria início a edição de 2021 da Expoagro Afubra, cancelada pelo segundo ano consecutivo devido a pandemia, foi realizado o Conecta Expoagro Afubra, evento virtual organizado pela Afubra e que teve como tema central os impactos da pandemia na agricultura familiar.

Durante o painel, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, dialogou sobre como a agricultura e a pecuária familiar estão enfrentando as dificuldades causadas pela pandemia, em especial pelas agroindústrias no que se refere ao cancelamento de feiras e eventos agropecuários ao longo de 2020 e agora em 2021, quando Expodireto Cotrijal, Expoagro Afubra, dentre outras, não puderam ser realizadas.

O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, salientou que as agroindústrias familiares tiveram que se adaptar ao momento em que a pandemia fechou espaços de comercialização, implementando o comércio através de plataformas digitais. Joel também citou as dificuldades que a agricultura e a pecuária familiar ainda enfrentam, dentre elas o precário acesso a internet no meio rural, deficiências no fornecimento de energia elétrica e na infraestrutura de estradas, que muitas vezes ficam intrafegáveis após períodos de chuva, e na necessidade de políticas públicas que reduzam os custos produção, que hoje sufocam os produtores rurais.

De acordo com Joel, mesmo com a pandemia e com o risco de contágio, o produtor não deixou de trabalhar e de produzir, mas teve que adotar novos hábitos para contornar as dificuldades impostas pela pandemia e criar alternativas virtuais para seguir vendendo sua produção. “Mesmo com a pandemia, o agricultor tem hoje a responsabilidade de manter os municípios, o Estado e o País de pé, pois dele depende a alimentação de todos nós e também a saúde da nossa economia”.

Ainda foram abordadas as propostas da FETAG-RS para o Plano Safra 2021, que incluem a necessidade de ampliação nos recursos para alguns programas do governamentais, dentre eles o PRONAF Mais Alimentos, PAA e PNAE; aumento nos valores para enquadramento da DAP, discutir a atual política de combustíveis, principalmente para o óleo diesel que é responsável por grande parte do custo de produção; modernizar a legislação sobre reserva e uso de água;  além de taxas de juros para crédito dentro da normalidade e seguro agrícola que cubra as necessidades dos produtores.

Também participaram do evento o presidente da Afubra, Benício Albano Werner; o coordenador Geral da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dornelles; o Presidente da FETAESC, José Walter Dresch; e o presidente da FETAEP, Marcos Brambilla.