NOTÍCIAS

Fetag-RS recebe visita do secretário do Desenvolvimento Rural

Nesta quinta-feira (05), a Fetag-RS recebeu em sua sede o secretário do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. A pasta foi recriada pelo governador Eduardo Leite para a gestão que teve início no último domingo (1) a pedido da Fetag-RS, que entende como fundamental a existência de uma secretaria que tenha olhar específico para a agricultura familiar.

Na reunião, a Fetag-RS apresentou as demandas que são consideradas como prioritárias para o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar gaúcha, dentre elas, criação de um grupo suplementar para agricultores(as) e pecuaristas familiares com enquadramento no programa SOS para casos em que o(a) titular tenha, por exemplo, falecido e permitindo ao cônjuge fazer o saque do valor do benefício; soluções para a questão da atual estiagem que está assolando o Estado mais uma vez; implementação do Programa Avançar Agricultura que prevê medidas estruturantes relacionadas à agricultura irrigada e armazenamento de água; busca de recursos para feiras e para subsídios de juros das operações de crédito rural; reformulação do Programa Troca-troca de sementes (milho e forrageiras); regulamentação do Selo Arte no Estado, da lei 246/2022 que permite o desconto para liquidação das multas dos pecuaristas familiares e da lei 204/2015 que dispõe sobre a classificação e comercialização do fumo no galpão; dentre outras.

Santini manifestou sua total disposição em trabalhar em parceria com a Fetag-RS, primeira entidade por ele visitada desde que assumiu o cargo, para construir alternativas para as demandas apresentadas. No que se refere a estiagem, o secretário afirmou que pretende criar um comitê de crise em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Defesa Civil e outros órgãos para monitorar a situação e atuar no enfrentamento aos problemas que estão sendo registrados no Estado.

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, “o fato do secretário Santini já ter visitado a Fetag-RS em sua primeira semana de mandato é muito positivo, pois demonstra total abertura ao diálogo e seu interesse em resolver questões que afetam diariamente a agricultura e a pecuária familiar. Esperamos que a secretaria tenha recursos e a estrutura necessária para que possamos trabalhar lado a lado nos interesses da categoria.

 

As pautas relacionadas a juventude rural, mulheres e aposentados(as) rurais também foram apresentadas pela secretária-geral, Jaciara Muller, e pela coordenadora estadual de Mulheres, Maribel Moreira. Os temas são considerados como pautas principais para a secretaria que, de acordo com o secretário Santini, buscará formas de tornar as propriedades rurais atrativas para os jovens, principalmente na questão de disponibilização de internet, assim como prezar pela qualidade de vida das pessoas da melhor idade.

Esta foi a primeira de uma série de reuniões que deverão ocorrer entre a Fetag-RS e a Secretaria do Desenvolvimento Rural nos próximos meses.

Foto e texto: Eduardo Oliveira