NOTÍCIAS

Fetag-RS segue em busca de respostas para problema da estiagem

Na manhã desta segunda-feira (17), a Fetag-RS esteve em reunião com o secretário de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Márcio Madalena, que mesmo em férias aceitou conversar com a diretoria da Federação para tratar das pautas relativas à estiagem.

De acordo com Márcio, ainda hoje haverá reunião com a ministra Teresa Cristina e com os demais ministérios e pastas responsáveis para tratar sobre o tema e construir alternativas que auxiliem a agricultura e a pecuária familiar.

A Fetag-RS reforçou a necessidade de respostas urgentes do Governo Federal, tais como a prorrogação de todos as dívidas de custeio e de investimento com bônus de adimplência por seis meses, dando tempo para que sejam criadas e implantadas as políticas necessárias; disponibilização de milho da Conab com subsídios e disponível em mais pontos do Estado, auxílio emergencial para a categoria e ampliar as compras constitucionais de leite e hortifrutigranjeiros. Também foi salientada a importância da prorrogação do zoneamento agrícola por 15 dias.

Ainda esta semana, outra reunião com o secretário Márcio Madalena será realizada para que a Fetag-RS acompanhe o andamento das negociações em Brasília.