NOTÍCIAS

Fetag-RS trata de problemas no cancelamento de DAP

Na manhã desta terça-feira (19), a FETAG-RS participou de videoconferência com a Coordenação de Cadastro do Agricultor Familiar (COCAF), da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/MAPA) para tratar de problemas no cancelamentos de DAP que estão atingindo o Rio Grande do Sul. A agenda foi marcada pelo deputado federal Heitor Shuch, que participou da reunião.

A Fetag-RS recebeu relatos dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de pedidos de cancelamentos de DAP que foram realizados no mês de agosto, mas que até agora não foram atendidos.

De acordo com a representante da Cocaf na reunião, Silvia Cristina Castanheira Maia, o órgão apresenta déficit de funcionários e recebe grande demanda de cancelamentos de DAP. Além disso, equipe de TI está com atenções voltadas principalmente para o novo programa do CAF, que deverá ser implantado no mês de dezembro.

O vice-presidente da Fetag-RS, Eugenio Zanetti, cobrou de maneira forte o andamento dos pedidos já encaminhados e que estão há meses na fila de espera. De acordo com Zanetti, “a situação precisa ser resolvida urgentemente, pois os agricultores familiares que precisam encaminhar seus financiamentos para o plantio das lavouras estão sendo prejudicados”.

Foi definido que a Contag irá reencaminhar todos os ofícios da Fetag-RS que ainda não foram atendidos para que no máximo até semana que vem as DAPs sejam canceladas.

A secretária de política agrícola da Contag, Vânia Pinto, também participou da reunião.