INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.503

INFORMATIVO N° 1.503

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 19/01/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

FETAG-RS ENTREGA DOCUMENTO AO DEPUTADO ARTHUR LIRA

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira esteve em Porto Alegre hoje (18).

Na oportunidade, no final do dia, a convite do deputado federal Jerônimo Goergen, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva entregou documento ao Deputado Arthur com as demandas da agricultura e pecuária familiar.

O documento pontua a necessidade de olhar diferenciado sob o setor, no que tange a destinação de auxílio emergencial e votação favorável ao 14° salário ao beneficiários da previdência social; o aumento de orçamento federal para a agricultura; a independência dos poderes; a estrutura da rede de ensino no meio rural; o acesso à atendimentos de saúde; a garantia dos direitos previdenciários, como também, a importância da rediscussão do projeto de lei que trata sobre a venda de terras para estrangeiros.

Para Carlos Joel da Silva “a FETAG-RS enquanto entidade representativa dialoga com todas as esferas e partidos. Nossa pauta é a agricultura e pecuária familiar. Precisamos cada vez mais unir as lideranças para que atendam nossas necessidades e reivindicações”.

 

 

 

COMISSÃO ESTADUAL DOS INTEGRADOS ESTEVE REUNIDA

 

Na tarde de hoje (18) a Comissão Estadual dos Integrados da FETAG-RS esteve reunida por videoconferência para dialogar sobre a situação dos produtores integrados de aves e suínos.

Constantes relatos estado a fora indicam problemas nas cadeias produtivas, a exemplo da remuneração baixa frente ao atual cenário, que é de expansão do consumo interno e externo; a baixa qualidade na ração e a falta de disponibilidade de milho por conta da seca, onde empresas acabam utilizando outros insumos de menor qualidade impactando em dificuldades de chegar nos índices estabelecidos, o que acarreta na diminuição da remuneração; o alto índice de desligamentos levando à concentração da produção em produtores de grande porte, e ainda, os agricultores relatam que buscam a corresponsabilidade das empresas sobre a destinação dos dejetos, visto que atualmente a responsabilidade ambiental fica para os agricultores.

Para o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti “o cenário instaurado nas cadeiras produtivas de frango e suíno é preocupante. A falta de milho traz problemas futuros, o que vai gerar instabilidade para os produtores integrados. A FETAG-RS está buscando diálogo constante com as empresas integradoras, pois acreditamos que os produtores não podem ser penalizados por fatores externos”.

A reunião contou com a participação do Presidente Executivo da ASGAV/SIPARGS, Eduardo Santos e do Presidente da ACSURS, Valdecir Folador.

 

 

 

FEIRA ON-LINE COMERCIALIZA E ENTREGA ALIMENTOS ORGÂNICOS EM CASA

Já pensou em ter em sua casa, sem precisar ir ao mercado, alimentos frescos, orgânicos e produzidos por agricultores e agricultoras ecologistas e que tomam todos os cuidados referentes a preservação do meio ambiente? Pois isto já é possível através do Mútua, um site que comercializa grande variedade de produtos que são entregues no conforto do seu lar.

Através do site, que se apresenta como uma feira on-line, o cliente pode escolher produtos que vão desde frutas, verduras e legumes, todos orgânicos, até cosméticos, bebidas e doces. O catálogo de opções é atualizado na segunda-feira, mesmo dia em que são abertos os pedidos. Na terça-feira os pedidos são encerrados e na quarta-feira os pedidos são colhidos e preparados pelos agricultores.

As entregas nas residências são realizadas na quinta-feira, com custo de R$13,00.  Os pedidos podem ser feitos pelo site www.mutua.eco.br.

A FETAG-RS destaca iniciativas que visam a criar alternativas que viabilizem o comércio de alimentos, principalmente aqueles produzidos pela agricultura e pecuária familiar, principalmente no momento em que a pandemia do coronavírus criou sérias dificuldades para a categoria.

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.