INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.507

INFORMATIVO N° 1.507

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 04/02/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

PAUTAS ENTREGUES PARA A MINISTRA DA AGRICULTURA NÃO SÃO ATENDIDAS

 

Há cerca de duas semanas, em reunião realizada por videoconferência, a FETAG-RS entregou para a ministra da Agricultura Tereza Cristina, um documento com algumas solicitações de medida de apoio ao agricultores e pecuarista familiares que foram atingidos pela estiagem.

Na manhã de hoje, quinta-feira (4), em nova reunião com os secretários do MAPA, a FETAG-RS e os representantes das regiões mais afetadas pela estiagem ouviram uma série de negativas sobre quase tudo o que foi encaminhado.

Em síntese, apenas o pedido da FETAG-RS de participar das discussões para elaboração do próximo Plano Safra foi atendido. Demais itens, como suplementação de recursos para o PRONAF Mais alimentos e o ajuste emergencial da linha de crédito do PRONAF Agroindústrias estão sendo discutidos pela equipe do Ministério.

Demais pontos que dependiam de aprovação da equipe econômica do governo federal, foram negados com alegação de que não existem recursos financeiros para implementação, dentre eles, rebate no custeio pecuário, reformulação no crédito emergencial com possibilidade de cobertura do Proagro na linha e criação de crédito emergencial.

Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG-RS, que participou da videoconferência, afirma “que a reunião foi frustrante. Saímos decepcionados pois quase nada do que pedimos foi atendido. Ouvimos que não há recursos, mas, ao mesmo tempo, o governo tenta anistiar as dívidas dos grandes empresários rurais referentes ao Funrural. Ou seja, o recurso que falta para uns, sobra para outros”.

Joel cobrou fortemente um olhar diferenciado para a agricultura e para pecuária familiar e afirma que seguirá pressionando o governo em busca de medidas que atendam as necessidades da categoria. “A cobrança tem que seguir até que tenhamos nossas pautas atendidas, pois elas refletem as necessidades do agricultor.

Nos próximos meses, terá início a discussão sobre o Plano Safra 2021/2022, onde alguns pontos levantados pela FETAG-RS deverão ser tratados.

 

 

FETAG-RS REÚNE-SE COM PRESIDENTE DO INSS

 

Na terça-feira (2), a FETAG-RS participou de videoconferência, agendada pelo deputado federal Heitor Schuch, com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, em que foram relatadas as dificuldades enfrentadas pelos agricultores e pecuaristas familiares nos encaminhamentos de seus benefícios previdenciários.

A FETAG-RS manifestou sua preocupação com as perícias médicas, diretamente afetadas pela pandemia. O INSS informou que as agências retornarão suas atividades o mais rápido possível, contando inclusive com os peritos que hoje estão afastados por serem considerados dentro do grupo de risco para a Covid-19. Sobre a contratação de mais peritos, o órgão trabalha para que em 2022 mais profissionais sejam contratados.

A telemedicina para as perícias médicas, que facilitaria o encaminhamento de benefícios e evitaria os longos deslocamentos que agricultores estão tendo de fazer para conseguir o atendimento, de acordo com o INSS, depende de aprovação do Conselho Federal de Medicina, o que ainda não foi concedido.

De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, que participou da reunião, “o grande avanço foi a confirmação de que a análise dos benefícios, que antes ia para a fila nacional, agora será centralizado por região, ou seja, um processo aberto no Rio Grande do Sul, será analisado aqui mesmo ou em Santa Catarina e Paraná. O sistema anterior era prejudicial ao agricultor. Uma demanda da FETAG-RS que foi atendida pelo INSS”.

Outro tema importante de diálogo entre a FETAG-RS e o INSS foi o crédito consignado. São vários os relatos de agricultores familiares que receberam o crédito em conta sem ter autorizado. O instituto afirmou já ter conhecimento do tema, que está sendo investigado pela Polícia Federal.

A FETAG-RS agora trabalha para conseguir uma agenda com os peritos federais e com a superintendência da Região Sul do INSS.

Também participaram da reunião o deputado federal Heitor Schuch; os diretores da FETAG-RS Agnaldo Barcelos, Maribel Moreira, e Elisete Hintz; assessores da FETAG-RS, do gabinete do deputado e a superintendente do INSS no Rio Grande do Sul, Kathia Maria Moreira Braga.

 

 

 

RS: ORIZICULTORES MIRAM EXPORTAÇÃO

O cenário do arroz é de valorização no mercado interno, recuperação de margens e mercado externo atrativo. Com isso os orizicultores do maior estado produtor, o Rio Grande do Sul, pensam em exportações para esta safra.

No ano passado as vendas externas brasileiras cresceram 26,5% em relação a 2019, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Arroz (Abiarroz). Foram exportadas 1,8 milhão de toneladas de arroz. Os principais destinos estão nas Américas: Venezuela, Cuba, Costa Rica e Estados Unidos.

Para Ernani Carvalho da Costa Neto, coordenador do núcleo de agronegócio da ESPM Porto Alegre, o pólo orizicultor pode aproveitar a competência do Brasil como exportador de outros produtos agro. “A melhor estratégia para isso é trabalhar em duas frentes: expandir os mercados compradores de arroz beneficiado e valorizar a qualidade do produto brasileiro, para pouco a pouco ir consolidando a posição no mercado internacional”, afirma.

Para Carvalho, os prejuízos dos orizicultores nos últimos anos foram o principal obstáculo para a diversificação de mercados. “O produtor de arroz nacional teve problemas de margens de lucro nos últimos anos. Atualmente, com a valorização do produto no mercado doméstico, houve uma recuperação das margens, o que incentiva a atividade produtiva e permite mais investimentos para aumentar a competitividade tanto no mercado doméstico quanto no externo”, diz.

Na safra 20/21 o Estado está com a semeadura praticamente concluída. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima 968,7 mil hectares ou alta de 2,4%. O Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) espera concluir o até o final deste mês. A safra esperada é de 7,6 milhões de toneladas, recuo de 3% no Rio Grande do Sul, que responde por cerca de 70% da produção nacional.

Fonte: Portal Agrolink

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.