INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.529

INFORMATIVO N° 1.529

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 27/4/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

FETAG-RS ENTREGA DEMANDAS DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA FAMILIAR AO GOVERNADOR EDUARDO LEITE

Na tarde de quinta-feira (22), o presidente e o vice-presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva e Eugênio Zanetti, respectivamente, foram recebidos pelo governador do Estado, Eduardo Leite, no Palácio Piratini. No encontro, que foi transmitido via internet, a FETAG-RS entregou uma série de demandas da agricultura e da pecuária familiar gaúcha construídas após reuniões com as Regionais Sindicais e com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. A reunião foi uma ação da Semana D de Mobilização.

Na pauta, temas como a implementação de um programa de desenvolvimento da agricultura e da pecuária gaúcha com a participação das entidades do setor e que aborde metas para curto, médio e longo prazo; redução de ICMS e criação de forma alternativa para precificação do óleo diesel utilizado na agricultura e na pecuária gaúcha; criação de  Câmara Temática do Crédito Rural; encaminhamento e liberação de veículos para a FETAG-RS oriundos de Emenda Parlamentar o deputado federal Elvino Bohn Gass; rever a devolução das Sementes Forrageiras na conta dos fornecedores, destinando-a diretamente para o Sindicato; anistia total no valor dos boletos do Troca-Troca para agricultores de municípios atingidos pela estiagem e que tiveram decreto de situação de emergência reconhecidos pelo Governo do Estado.

A FETAG-RS também solicitou a implementação do Programa Pró-Irriga; destinação de recursos do Fundo Leite para custeio de estudo realizado pelo Conseleite-RS através da UPF; urgência na concessão dos descontos para multas em virtude da vacinação da febre aftosa, que segue sendo negado nas inspetorias mesmo após alinhamento com a SEAPDR; apoio do governo do Estado para a Circular 01 do MAPA que evita que produtores rurais sejam multados logo na primeira autuação; integração do Cadastro Florestal em conformidade com o sistema da FETAG-RS; e, no que se refere as agroindústrias familiares, inclusão das mesmas no auxílio emergencial gaúcho no valor de duas parcelas de R$1.000,00, regulamentação do selo arte, apoio para participação em feiras fora e dentro do Estado.

Para o Parque Assis Brasil, a FETAG-RS solicitou a ampliação da área e da infraestrutura do estacionamento da Agricultura Familiar e assinatura do termo de cedência do local para a FETAG-RS.

O governador Eduardo Leite ouviu atentamente todas as pautas da FETAG-RS, afirmou ter conhecimento da importância da agricultura e da pecuária e familiar, salientou que reunião foi importante para esclarecer onde o Estado deve investir os recursos da melhor forma possível e se comprometeu a responder todas as pautas, que já estão sendo conversadas com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Leite prometeu investimentos no meio rural, principalmente em estradas, mais um ponto que foi levantado pela FETAG-RS, pois ainda existem municípios sem ligação asfáltica.

De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “como a agricultura familiar produz os alimentos que todos nós consumimos, é importante que o governo trabalhe para reduzir impostos e os custos de produção, como por exemplo retirar o imposto do óleo diesel. Precisamos garantir recursos para os programas já existentes e para novos programas, tais como os que visem a irrigação. Considero que a reunião foi positiva, desde que tudo que conversamos, de fato aconteça”.

Participaram da reunião, que teve acesso restrito devido a pandemia, a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti; o secretário adjunto da SEAPDR, Luiz Fernando Rodrigues; o deputado estadual, Elton Weber; o secretário-chefe da Casa-Civil, Arthur Lemos e seu chefe de gabinete, Paulo Pereira.

 

 

FETAG-RS E SECRETÁRIA SILVANA COVATTI DISCUTEM PAUTA QUE SERÁ ENTREGUE AO GOVERNADOR EDUARDO LEITE

Na manhã de quinta-feira (22) a FETAG-RS reuniu-se com a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, para alinhar as pautas que serão entregues para o governador do Estado, Eduardo Leite, em agenda que será realizada hoje, às 15h.

Dentre os temas que foram considerados como de extrema importância para que sejam frisados ao governador estão os recursos financeiros para o próximo Troca-Troca de Sementes e anistia do programa para agricultores de municípios atingidos pela estiagem e que tenham decreto de situação de emergência reconhecido pelo Governo do Estado, além do Cadastro Florestal, cujo sistema está sendo desenvolvido pela Procergs, mas ainda depende de ajustes para que possa ser implantado.

A FETAG-RS também solicitou apoio da secretária para viabilizar a participação das agroindústrias gaúchas na próxima Expotchê, que será realizada no mês de novembro, em Brasília, e as constantes multas que produtores rurais estão recebendo das inspetorias veterinárias em virtude da vacinação da febre aftosa, que já foi tema de reunião com a secretaria e com o Departamento de Defesa Veterinária e que deveria estar resolvido.

 

 

SUL REGISTRA GEADA E TEMPERATURA NEGATIVA

O Sul do Brasil tem sua primeira onda de frio forte deste ano. Após uma frente fria houve avanço de uma massa de ar polar que vem derrubando as temperaturas.

O amanhecer desta terça-feira (27) teve geada na Serra catarinense. Moradores observaram uma formação fina em São Joaquim. Também foram registradas as primeiras temperaturas negativas. Em Urupema o termômetro marcou – 2ºC. Segundo a Epagri há previsão de formação de geada em áreas mais altas pelo menos até sexta-feira (30).

Na quarta-feira (28), a geada se repete entre as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Já a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, por ficarem com mais nebulosidade, não terão uma queda da temperatura mínima tão acentuada. De forma geral, a semana será fria a amena.

Várias culturas necessitam de frio para uma boa produção como videiras, noz-pecã e frutas de caroço. Por outro lado, se ocorrer em regiões produtoras de grãos, como o milho safrinha, pode haver prejuízos.

Fonte: Portal Agrolink

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.