INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.547

INFORMATIVO N° 1.547

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 01/7/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

 

FETAG-RS SEGUE SUA RETOMADA DE EVENTOS PRESENCIAIS

Após longo período, no mês de junho, a FETAG-RS está retomando os eventos presenciais em sua sede. Nesta terça-feira (29) e amanhã (30) a federação está recebendo a diretoria efetiva e suplentes, conselho fiscal efetivo e suplentes e os (as) coordenadores(as) regionais para a primeira reunião presencial desde a cerimônia de posse, realizada em fevereiro de 2020.

Para os dois dias de evento, que seguem todos os protocolos indicados pelos órgãos de saúde e que visam a não disseminação do coronavírus, uma extensa programação de discussões foi montada. Dentre eles: autossustentação do movimento sindical através dos convênios, como por exemplo o FETAG Mais, o Coban, o Projeto de Biomas, o Projeto Crédito de Carbono, Assistência Técnica e o Programa Terra Brasil; crédito consignado; Fundo de Amparo Social, entre outros.

Também, estão previstos temas ligados a sindicalização, Congresso Estadual da FETAG-RS, previdência, Expointer, Plano Safra, juventude rural, mulheres, aposentados, educação e saúde, assuntos voltados ao dia a dia dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “a retomada dos eventos presenciais está sendo gradual e com todos cuidados, pois, por mais que as videoconferências já estejam presentes no novo normal, algumas discussões ainda precisam ser realizadas no formato convencional, onde é mais fácil trocar ideias e construir ações futuras que beneficiem e fortaleçam o movimento sindical e a agricultura e pecuária familiar”.

FETAG-RS E BANCO DO BRASIL TRATAM SOBRE PAUTAS DA AGRICULTURA E PECUÁRIA FAMILIAR

Na tarde de quarta-feira (30), a FETAG-RS recebeu em sua sede representantes do Diretoria de Atendimento e Canais (DIRAC) do Banco do Brasil de Brasília, da superintendência no Estado e o próprio superintendente do banco, Everton Kapfenberger.

Na pauta da reunião, novas possibilidades de parcerias entre o Banco do Brasil e a FETAG-RS em pontos que poderão em breve trazer uma série de facilidades para os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

A FETAG-RS reforçou a necessidade de desburocratizar o crédito rural para os produtores, tornando-o mais ágil, e a importância de que os sistemas funcionem de forma com que as operações sejam liberadas com a maior brevidade possível. Também foi repassada ao Banco do Brasil a importância de trabalhar com questões ligadas ao financiamento para habitação rural e crédito fundiário dentro do Pronaf, fazendo com que as mudanças recentemente realizadas sejam logo implementadas, dando as famílias a possibilidade de buscar recursos para compra de terra, também via Pronaf, que é uma grande anseio da categoria.

O Banco do Brasil informou que toda as suas agências já estarão, no dia 1 de julho, quando inicia o próximo Plano Safra, aptas para dar início as contratações de crédito.

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.