INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.576

INFORMATIVO N° 1.576

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 19/10/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

 

FETAG-RS EM CONEXÃO VISITA AGRICULTORES EM CERRO LARGO

Nos dias 14 e 15 outubro, a Fetag-RS esteve no município de Cerro Largo para realizar a quarta edição do Fetag-RS em Conexão, projeto desenvolvido pela federação como parte das atividades da Década da Agricultura Familiar e que tem por objetivo visitar propriedades de produtores(as) rurais em todo o Estado.

Durante os dois dias de atividades, dez propriedades de agricultores(as) foram visitadas, em diferentes localidades rurais. Nas visitas, os(as) produtores rurais tiveram a oportunidade de relatar como é a sua rotina de trabalho, o que está bom e o que ainda é preciso para desenvolver o setor produtivo.

Nas propriedades que receberam o Fetag-RS em Conexão as principais dificuldades relatadas pelos produtores rurais estão relacionadas a problemas com a alta nos custos de produção, enquadramento, alta carga tributária, burocracia, falta de seguro e de zoneamento para a uva, poucos incentivos para as agroindústrias e falta de acesso a financiamentos com juros mais baixos e de assistência técnica.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que participou das visitas, “visitar as propriedades é importante para reduzir a distância entre a federação e os Sindicatos dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares, que são a essência do movimento sindical. Nossos(as) agricultores(as) familiares são os grandes responsáveis pela produção de alimentos, mas têm necessidades para que possam seguir produzindo”.

Ainda na programação do roteiro, foi realizada reunião com as entidades representativas do setor em que foi formado o Comitê da Década da Agricultura Familiar. Finalizando o roteiro, a Regional Sindical Missões I reuniu-se para debater as demandas recebidas durante o Fetag-RS em Conexão e quais serão os encaminhamentos dados nas próximas semanas. A regional definiu que dará continuidade as visitas nos demais municípios da região.

As visitas foram acompanhadas pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Largo, Juca Werle; pela coordenadora da Regional Missões I e conselheira fiscal da Fetag-RS, Rozane Scherer, pelo tesoureiro geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos; pelo assessor Luciano Beilfuss; e por diretores do STR e lideranças do movimento sindical da regional.

 

LA NIÑA CHEGOU: OFICIAL

O fenômeno climático La Niña está de volta, anunciou Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) em comunicado oficial. De acordo com a agência MetSul, o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial influenciará o clima do verão no Brasil pelo segundo ano seguido.

“O comunicado já era esperado pela MetSul após o organismo ter informado no começo desta semana que a anomalia de temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Central ficou em -0,5ºC no trimestre de julho a setembro, logo preenchendo o critério para a declaração do fenômeno”, afirma a a meteorologista Estael Sias.

Segundo a NOAA, este evento de La Niña deve durar até o início do outono de 2022 no Hemisfério Sul: “Nossos cientistas têm monitorado o desenvolvimento potencial de um La Niña desde o inverno (meridional), e isso foi um fator na previsão da temporada de furacões acima do normal”, disse Mike Halpert, vice-diretor do Centro de Previsão do Clima da agência climática dos Estados Unidos.

A estimativa da MetSul é que este episódio de La Niña possa “atingir intensidade moderada”. De acordo com o NOAA, os modelos climáticos, em geral, sinalizam para um evento fraco a moderado em 2021/2022 e alguns poucos apontam a possibilidade que o novo evento de La Niña alcance forte intensidade.

Estael Sias ressalta que La Niña “nem sempre é certeza de estiagem no Sul do Brasil nem tampouco de chuva acima da média mais ao Norte e o Nordeste do Brasil. O que o fenômeno faz sim é aumentar a probabilidade de ocorrência destes cenários nas diferentes regiões do país. Por isso, se instalando um evento na primavera, aumenta muito o risco de estiagem no Sul do país no próximo verão”.

“Confirmando-se agora um segundo verão seguido com La Niña, de acordo com a análise da MetSul, o maior risco por deficiência hídrica na próxima safra se dará no Sul do Brasil e na Argentina e desde já antecipamos um altíssimo risco de perda de produtividade e quebras, especialmente na Argentina”, aponta a autora da MetSul.

No Sul do Brasil, destaca a meteorologista, inicialmente a “cultura de milho é que pode ser a mais atingida e, assim como ocorreu no final de 2020, ter perdas e quebras até significativas em diversas áreas. A soja plantada cedo no Centro-Oeste do Brasil em princípio, não deve sofrer uma repetição do cenário verificado no ano passado, uma vez que neste ano não apenas a chuva chegou na hora assim como a primavera deve ser mais chuvosa na região que no ano passado em muitas áreas”.

Fonte: Portal Agrolink

 

ENCONTRO MUNICIPAL DE APOSENTADOS(AS) EM SÃO MARTINHO

Na sexta-feira (15), o município de São Martinho realizou o seu primeiro Encontro Municipal de Aposentados(as).

O evento foi uma proposição da diretoria e dos funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Martinho, juntamente com a Comissão Municipal da Terceira Idade e contou com o apoio da Fetag-RS.

Ao longo do dia foram trabalhados temas relativos a importância, representação e valorização da terceira idade dentro do movimento sindical.

A diretora da Fetag-RS, Maribel Moreira, responsável pela pasta da terceira idade, representou a federação e falou sobre o quanto a juventude deve valorizar a dedicação e o trabalho das pessoas que hoje são aposentadas rurais.

A programação também contou com palestra do professor Rudinei Rosa, sorteio de prêmios, o popular carreteiro para o almoço, além de jogos de integração durante a tarde.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.