INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.605

INFORMATIVO N° 1.605

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 15/02/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

 

 

10º GRITO DE ALERTA ACONTECERÁ AMANHÃ, EM IJUÍ

Na próxima quarta-feira (16), em Ijuí, a partir das 9h da manhã, agricultores, agricultoras e pecuaristas familiares estarão reunidos na Praça da República para chamar a atenção dos governantes para a situação vivida pelo setor, seriamente prejudicado pela estiagem, pela forte elevação dos custos de produção e pela desvalorização da classe produtora de alimentos.

São esperados(as) cerca de 5 mil agricultores(as) e pecuaristas familiares na mobilização pacífica e ordeira que tem como objetivo cobrar ações dos governos, principalmente o Federal, para as pautas da agricultura familiar, com destaque maior para aquelas que se referem às medidas solicitadas pelas entidades, dentre elas a Fetag-RS, para minimizar os prejuízos causados por mais um período de forte estiagem no Estado.

A agricultura e a pecuária familiar também exigem que os governos tenham mais atenção a causas do dia a dia da categoria, tais como o congelamento dos recursos investidos na saúde, o aumento no preço dos combustíveis, a retomada do desconto da energia elétrica para o meio rural, o aumento no custo de produção, a desvalorização do salário mínimo, a falta de infraestrutura de telefonia, internet e estradas no meio rural.

O uso de máscaras será obrigatório e não haverá deslocamento pelas ruas da cidade.

O 10º Grito de Alerta é uma realização da Fetag-RS, da Macrorregião Missões Fronteira Noroeste, Macro Central e Fetar-RS.

A pauta completa do 10º Grito de Alerta está no site da Fetag-RS, via link: http://fetagrs.org.br/comunicacao/10o-grito-de-alerta/

FETAG-RS INTENSIFICA BUSCA POR APOIO DOS PARLAMENTARES EM BRASÍLIA

A quinta-feira (10) foi de agendas com os parlamentares gaúchos em Brasília. O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, e o engenheiro agrônomo da Federação, Kaliton Prestes, percorreram os gabinetes do Senado e da Câmara Federal.

Na primeira agenda do dia, a visita foi no gabinete do deputado federal e coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, Giovani Cherini. A Fetag-RS solicitou a marcação de reunião com a presença de todos os deputados federais e senadores do Estado, que ficou agendada para a próxima terça-feira (15), às 18h.

Logo após, o senador Lasier Martins também recebeu a Fetag-RS em seu gabinete. Ele se comprometeu a fazer uma indicação de prioridade do senado para o Ministério da Economia, para que o recurso do crédito rural seja recomposto e as contratações da safra de inverno possam ser liberadas.

Ainda de acordo com o senador, será marcada uma audiência pública para tratar sobre a demanda da reservação de água em partes das áreas de preservação permanente e de tecnologias de manejo do solo para armazenamento de água.

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, “as agendas foram positivas, pois é importante reunir toda a bancada gaúcha em torno da pauta da agricultura e da pecuária familiar. Precisamos de medidas urgentes e somente com pressão é que conseguiremos resultados que atendam as demandas da categoria”.

ASSEMBLEIA GERAL NA FETAG-RS

Nesta quinta-feira (10), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) realizou a sua Assembleia Geral. Durante toda a manhã, representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de todo o Estado discutiram temas importantes do Movimento Sindical.

A diretoria da Fetag-RS apresentou aos presentes o Relatório de Atividades do ano de 2021, que fez um resumo de tudo o que foi realizado pela Federação ao longo do ano passado. Também foi apresentada a demonstração de resultado do exercício 2021, em que constam todos os números do departamento financeiro. Os balanços foram aprovados pelo Conselho Fiscal e pelos participantes da Assembleia.

Também foram tratados temas referentes ao 10° Grito de Alerta, que será realizado no próximo dia 16, em Ijuí; Marcha das Margaridas 2023; o andamento das pautas relacionadas a estiagem, que de parte do Governo Federal ainda não teve nenhum avanço; lançamento dos eventos em comemoração ao 8 de março – Dia da Mulher; a apresentação e lançamento da identidade visual do 12º Congresso Estadual dos Trabalhadores(as) Rurais e o lançamento aplicativo do cartão Fetag Mais; além da assembleia e posse da nova diretoria do Instituto de Formação Irmão Miguel.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “A Assembleia mostrou que o Movimento Sindical segue unido pelas demandas da agricultura e da pecuária familiar. Reforçamos a importância do 10º Grito de Alerta e deixamos acordada a possibilidade de outras mobilizações caso os governos não anunciem medidas que auxiliem a agricultura e a pecuária familiar diante dos prejuízos causados pela estiagem”.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.