INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.613

INFORMATIVO N° 1.613

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 17/03/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

 

E PARA SABER MAIS ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL DISCUTE A ESTIAGEM

 

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (17) a Audiência Pública da Comissão de Agricultura do Senado Federal que tratou sobre a estiagem que castiga a Região Sul do Brasil mais uma vez. A Fetag-RS foi representada pelo vice-presidente Eugênio Zanetti.

A Audiência pública, marcada e conduzida pelo senador Lasier Martins, foi marcada a pedido da Fetag-RS, que no mês de fevereiro visitou o gabinete do senador e de todos os demais parlamentares gaúchos em Brasília, e solicitou a agenda para discutir a estiagem, medidas em apoio aos agricultores e pecuaristas familiares atingidos e formas de evitar que novos períodos de escassez de chuvas prejudiquem futuras safras.

Em sua fala, Eugênio Zanetti afirmou “que são urgentes anúncios por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de medidas que atendam as pautas apresentadas pela Fetag-RS e pelas demais entidades representativas. Até o momento, nada aconteceu. Seguiremos cobrando ações para o momento e para o futuro, pois precisamos prevenir esse problema e a armazenagem de água das chuvas pode auxiliar”.

Um dos temas fortemente tratados foi a armazenagem de água, sendo que o representante do Ministério Público afirmou que o assunto será tratado pelo órgão.

A Audiência Pública contou com a participação de representantes de entidades do setor, Ministério Público e senadores da República.

 

 

SEMINÁRIO EM BRASÍLIA DISCUTE SOBRE PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NA POLÍTICA

 

Nos dias 15 e 16 de março, em Brasília, ocorre o Seminário Nacional Paridade e os desafios de para sua implantação. A Fetag-RS está sendo representada pelo vice-presidente Eugênio Zanetti e pela coordenadora estadual de Mulheres Maribel Moreira.

O seminário tem como objetivos debater sobre a participação das mulheres na vida política e a importância da sua representatividade para fortalecer a democracia, além de permitir a reflexão sobre a importância das mulheres na agricultura e na pecuária familiar.

Também será tratada a importância da paridade dentro do Movimento Sindical e os desafios para a sua implementação.

De acordo com Maribel Moreira, “o seminário traz discussões muito importantes, principalmente em ano eleitoral, onde a participação das mulheres, apesar de decisiva, ainda é pequena. Precisamos criar espaços para que mais mulheres participem da política e do próprio Movimento Sindical”.

A promoção do evento é da Contag.

 

 

FETAG-RS REALIZARÁ 12º CONGRESSO ESTADUAL NAS REGIONAIS SINDICAIS

Em 2022, a Fetag-RS, em conjunto com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e com as Regionais Sindicais, realizará o seu 12º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que tem como objetivo dialogar com as bases sobre os problemas sentidos e vividos pela agricultura e pela pecuária familiar, além de buscar alternativas para o fortalecimento do Movimento Sindical.

Até o mês de agosto, a federação visitará as 23 Regionais Sindicais. Em um formato diferenciado, o Congresso visa a aproximar a Fetag-RS de seus Sindicatos, mas principalmente dos(as) agricultores(as). Com o lema “Incluir para transformar” o 12º Congresso ouvirá as demandas das regiões e construirá ações estratégicas para o desenvolvimento local e regional.

Para que o formato fosse possível, no ano passado, as lideranças que auxiliarão na condução dos Congressos na base, participaram de capacitações promovidas pela Fetag-RS.

Os dois primeiros Congressos na base acontecem nas Regionais Alto Uruguai, no município de Barão de Cotegipe, e Campos de Cima da Serra, em Vacaria. O debate acontece durante dois dias em cada região, entre os dias 15 a 18, respectivamente.

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.