INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.619

INFORMATIVO N° 1.619

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 12/4/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

 

E PARA SABER MAIS ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

 

ENCONTRO DA JUVENTUDE RURAL RESGATA APRENDIZADOS DO CURSO ENFOC JOVEM

Nos dias 7 e 8 de abril, na fazenda Quinta da Estância, em Viamão, a turma que participou do Curso Estadual ENFOC Jovem, em 2018, esteve reunida para concluir o processo de sistematização da experiência de formação com a juventude rural, que será apresentado através de um documentário sobre o protagonismo dos jovens no processo de constituição da identidade e organicidade a partir das experiências formativas no período entre 2017 e 2019.

O objetivo do encontro foi tratar sobre as impressões e os resultados do curso a partir da vivência no seu espaço de atuação, resgatar os principais aprendizados do grupo e construir possíveis caminhos para a organização da juventude rural da Fetag-RS. Também foram tratados temas que afetam a juventude rural e a agricultura e a pecuária familiar como um todo, dentre eles a desvalorização que tem atingido a categoria e a falta de investimentos que os programas governamentais têm sofrido nos últimos anos, tais como o crédito fundiário e o Pronaf, além do desestímulo a atividades ligadas a agroecologia e a preservação do meio ambiente. Também foram finalizadas as gravações do documentário, que será lançado em breve.

Para a secretária estadual de Juventude da Fetag-RS, Jaciara Muller, “os dois dias de atividades foram muito produtivos, pois discutimos temas importantes e que fazem a diferença para que o jovem sejam estimulado a permanecer no meio rural, dar continuidade as atividades das famílias e produzir alimentos se sentindo valorizados, o que muitas vezes não acontece, além de relembrar o que aprendemos curso, que valorizou a inserção dos jovens no movimento sindical”.

 

RS DEVE TER DIAS FRIOS E TEMPO SECO

Desde meados de fevereiro, a chuva tornou-se frequente sobre o Rio Grande do Sul. O que em um primeiro momento trouxe alívio para áreas ainda em desenvolvimento virou preocupação pela elevada frequência e paralisação da colheita do arroz. Atualmente, 71% das áreas foram colhidas, conforme dados do Irga. Início de semana chuvoso no Rio Grande do Sul. Algumas simulações indicam mais de 100 milímetros ao longo do rio Uruguai, entre São Borja e Santa Rosa em apenas dois dias.

 

De acordo com as informações divulgadas pelo IRGA, a partir da quarta-feira (13), o tempo seco e ensolarado predominará na maior parte do Estado. Além disso, a temperatura declinará com mínima prevista de até 3°C em Bagé na sexta-feira (15).

 

A próxima precipitação intensa e abrangente acontecerá por volta do dia 24 de abril. O retorno do tempo seco mais prolongado deve acelerar a colheita do arroz em todo o Estado.

Fonte: Portal Agrolink

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.