INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.631

INFORMATIVO N° 1.631

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 26/5/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

FETAG-RS EM REUNIÃO NO INSS

Visando a cobrar melhor atendimento para beneficiários(as) do INSS, o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, acompanhado pelos deputados Heitor Schuch (federal) e Elton Weber (estadual), esteve em reunião com a presidência do instituto na tarde de quarta-feira (25), em Brasília.

A Fetag-RS vem denunciando nos últimos meses os constantes problemas enfrentados pelos(as) beneficiários(as), que são submetidos a longas esperas por perícias médicas, análises de benefícios que demoram para ser respondidas e que muitas vezes são indeferidas, dentre outros. Ainda, foi tratado sobre a Conafer, entidade que vem descontando valores diretamente nos benefícios dos(as) aposentados(as) de forma indevida e sem autorização do(a) beneficiário(a).

As informações dadas pelo INSS são as de que as análises dos processos voltarão a ser realizadas nas regiões e estados de origem, e que a avaliação documental dos processos poderá substituir a perícia médica presencial, conforme prevê a M113, que já está em vigor.

De acordo com o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, “as medidas anunciadas hoje são positivas, mas é fundamental que o Governo Federal faça investimentos no INSS, abra novas agências e amplie o quadro de servidores”.

FETAG-RS E ENTIDADES ENTREGAM DOCUMENTO CONJUNTO SOBRE O PROGRAMA SELO BIOCOMBUSTÍVEL SOCIAL

Em reuniões realizadas na terça-feira (24), em Brasília, a Fetag-RS, entidades representativas e a Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha entregaram documento ao secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Eli Almeida Leandro, e ao diretor do Departamento de Estruturação Produtiva – DEP-SAF/MAPA, Clecivaldo Ribeiro e a coordenadora de Fomento a Energias Renováveis – DEP-COER/MAPA, Viviane Silveira Anjos. O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, representou a federação. Também participaram os deputados Heitor Schuh (federal) e Elton Weber (estadual)

De acordo com o documento conjunto, o cultivo de matérias-primas e a produção industrial de biodiesel, ou seja, a cadeia produtiva do biodiesel, tem grande potencial de geração de empregos, promovendo, dessa forma, a inclusão social, especialmente quando se considera o amplo potencial produtivo da agricultura familiar.

As entidades também entregaram demandas do setor de biocombustíveis, tais como a manutenção e o fortalecimento do Programa Selo Biocombustível Social, encerrando a discussão de diminuição do programa; – adoção de política contra a importação de Biodiesel, fortalecendo a produção nacional, que hoje tem capacidade de ampliar a produção; – Ampliação da mistura de Biodiesel ao combustível, ampliando os percentuais praticados hoje para até 20% da mistura.

Assinam a Frente Parlamentar Agropecuária Gaúcha, juntamente com a Fetag-RS, Fetaesc, Fetaep, Aprobio, Sindibio, Ubrabio, Fecoagro, Sistema OCB, Unicafes, Feacoagro e a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar do Congresso Nacional.

Também estiveram presentes a secretária de política agrícola da Contag Vânia Marques Pinto, e representantes de entidades que assinam o documento.

JUNHO COMEÇA COM DOMÍNIO DE MASSA DE AR POLAR

A partir da noite de quarta-feira (25/05), a passagem de uma nova frente fria sobre o sul do país irá provocar mudanças no tempo, principalmente em relação às chuvas no Rio Grande do Sul. Os volumes dessas instabilidades podem ser expressivos e provocar acumulados acima dos 50 e 70 mm, ao longo dos próximos dias, em algumas localidades do estado gaúcho.

Porém, as projeções indicam que a partir desta frente fria, um novo sistema de baixa pressão poderá se formar sobre a costa do estado, na sexta-feira (27/05). Esta área de baixa pressão será alimentada pela umidade que vem da região amazônica, carregada pelos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis, elevando o potencial das instabilidades.

Porém o que chama a atenção é a possibilidade dessa área de baixa pressão, promover o avanço de uma nova massa de ar polar sobre o território nacional. As projeções mostram a entrada do ar frio a partir da quinta-feira (26/05) pelo extremo sul do país, ainda em decorrência do avanço da primeira frente fria.

Entretanto, até pelo menos a segunda-feira (30/05) as temperaturas mais baixas serão registradas apenas nos estados da região sul e com pouca probabilidade para a formação de geadas.

A tendência é de que o ar frio seja impulsionado para o interior do Brasil a partir do dia 01 Junho, devido à uma segunda frente fria, provocando o declínio acentuado das temperaturas sobre o estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e pelo oeste do Mato Grosso. Além disso, o frio também se intensifica na região sul, aumentando as condições para formação de geadas.

A perspectiva é de que o ar frio siga avançando no decorrer dos próximos dias, marcando então a primeira semana do mês de Junho com temperaturas baixas. Alguns modelos mostram o avanço da massa de ar polar até a região norte, provocando mais uma vez o fenômeno de friagem.

Mas vale destacar que, até o momento, as projeções indicam que o frio será menos severo do que a última massa de ar polar. Há condições para formação de geadas ao longo da primeira semana de Junho, mas em áreas restritas à região sul, especialmente naquelas localidades onde é comum a formação do fenômeno.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.