INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.654

INFORMATIVO N° 1.654

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 23/8/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

REGIONAIS SINDICAIS DIALOGAM SOBRE O 12º CONGRESSO DA FETAG-RS

Nos dias 17 e 18 de agosto, em Porto Alegre, representantes das 23 Regionais Sindicais participaram do Encontro Estadual de Planejamento dos Projetos Aprovados no 12º Congresso Estadual dos(as) Trabalhadores(as) Rurais, que percorreu o Estado nos últimos meses.

Durante os dois dias, mais de cem pessoas, que representaram os 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, tiveram a oportunidade de dialogar sobre todas as propostas que foram encaminhadas durante o Congresso, que pela primeira vez na história foi realizado nas bases.

Aa ações construídas a partir das bases servirão de norte para fortalecer as atividades da Fetag-RS, das Regionais Sindicais e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o que consequentemente permitirá qualificar os serviços prestados aos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares associados(as).

Também na programação do evento, os participantes ouviram palestra do professor Sérgio Schneider que tratou sobre Tendências e Desafios para a Agricultura Familiar e o Sindicalismo Rural e participaram da apresentação do projeto político da Fetag-RS para eleição de 2022.

A Fetag-RS também deu o pontapé inicial nas atividades que marcarão os 60 anos da entidade, comemorados no que vem, com a apresentação do novo logo e o projeto dos “60 Fatos e Histórias”, no qual, a cada semana, um fato que marcou as últimas seis décadas será apresentado nas redes sociais da Federação. O primeiro fato, foi postado na noite de ontem, tratou sobre a fundação da Fetag-RS, em 06 de outubro de 1963.

O lançamento do logo e dos 60 Fatos aconteceu faltando exatamente 60 semanas para o aniversário de seis décadas da Fetag-RS.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “foram dois dias de atividades muito importantes, pois temos o objetivo de fortalecer o movimento sindical, e isto se faz com a participação de todos os elos de representação dos(as) produtores(as) rurais. Tenho a certeza de que colheremos grande frutos deste trabalho”. Joel também destaca a importância do lançamento das festividades de 60 anos da Fetag-RS.

Também estiveram presentes no evento o presidente o vice-presidente da Contag, Aristides dos Santos e Alberto Broch, respectivamente.

TERÇA-FEIRA SERÁ DE TEMPO FIRME EM PRATICAMENTE TODO O RS; TEMPERATURA SOBE GRADUALMENTE

A terça-feira (23) será de tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul. Pode chover de maneira isolada apenas no Noroeste e na Fronteira Oeste  — região em que Alegrete e Quaraí registram o maior acumulado do RS: 20mm (em torno de 25% do volume de chuva previsto para o mês). Nas demais áreas, o sol predomina.

De acordo com a Climatempo, a temperatura está em elevação gradual. Pela manhã, embora não haja risco de geada, o frio persiste. São José dos Ausentes, na Serra, marca 4°C, a mínima do dia. À tarde, os termômetros de Novo Tiradentes, no norte gaúcho, registram a máxima do RS: 28°C. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 10°C e 23°C.

Para a quarta-feira (24), há previsão de pancadas isoladas de chuva no Sul, na Fronteira Oeste e em parte da Região Central  — sem grandes acumulados. Nas demais regiões, o sol aparece entre poucas nuvens.

A temperatura será um pouco mais alta se comparada com a do dia anterior. Ao amanhecer, São José dos Ausentes, na Serra, registra, mais uma vez, a mínima do RS: 5°C. Já a máxima, de 29°C, deve aparecer em Quevedos e Pinhal Grande, ambas na Região Central, e em Novo Tiradentes, no Norte. Na Capital, os termômetros vão de 11°C a 25°C.

Segundo os meteorologistas, a quinta-feira (25) será o dia mais quente da semana, com temperaturas acima de 30°C em cidades das regiões Norte e Central. A partir do final de semana, o calor perde força e a temperatura diminui gradualmente.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta terça-feira:

 Região Metropolitana: a terça-feira será marcada por tempo firme, com sol entre nuvens. Em Esteio, os termômetros variam de 10°C a 23°C.

Serra: a terça-feira será marcada por tempo firme, com sol entre nuvens. Em Vacaria, os termômetros variam de 8°C a 20°C.

Litoral Norte: a terça-feira será marcada por tempo firme, com sol entre nuvens. Em Torres, os termômetros variam de 13°C a 20°C.

Litoral Sul: a terça-feira será marcada por tempo firme, com sol entre nuvens e névoa ao amanhecer. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 11°C e 20°C.

Região Norte: a terça-feira será marcada por tempo firme, com sol entre nuvens. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 9°C a 21°C.

Região Noroeste: a terça-feira será de tempo instável, com sol entre nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 10°C a 22°C.

Região Sul: a terça-feira será marcado por tempo firme, com sol entre nuvens e névoa ao amanhecer. Em Canguçu, os termômetros variam de 7°C a 16°C.

Região Central: a terça-feira será marcada por tempo firme, com sol entre nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam de 9°C a 24°C.

Campanha: a terça-feira será marcada por tempo firme com sol entre nuvens e névoa ao amanhecer. Em Candiota, os termômetros variam de 9°C a 18°C.

Fronteira Oeste: a terça-feira será marcada por tempo instável, com sol entre nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 10°C a 25°C.

PREÇO DO LEITE CAPTADO EM JULHO E PAGO AO PRODUTOR EM AGOSTO PODE SUBIR 10%

Uma boa notícia para a pecuária leiteira: o preço do leite captado em julho e pago aos produtores em agosto pode aumentar 10%, em média, superando R$ 3,50/litro e renovando o patamar recorde. Uma informação pouco animadora: o ciclo de alta no campo deve se encerrar em setembro. É o que indica a edição de agosto do Boletim do Leite do Cepea, divulgado nesta sexta-feira (19).

“A intensidade da alta para agosto supera a expectativa que os agentes do setor tinham até o mês passado, que era de manutenção no avanço dos valores, mas em ritmo menor do que o observado entre junho e julho”, diz o centro de estudos em economia da Esaq/USP.

De acordo com o Cepea, a disputa entre laticínios e cooperativas por produtores se manteve acirrada e isso deve sustentar a valorização no campo – assim como ocorreu com a compra do spot em julho.

O Cepea informa ainda que já se observa grande dificuldade das indústrias em sustentarem seus preços nas negociações, devido ao enfraquecimento da demanda. Isso, pontua, deve chegar ao campo no preço do leite captado em agosto e pago ao produtor em setembro.

“Outro fator que deve colaborar para o encerramento do movimento altista ao produtor a partir de setembro é o aumento das importações”, acrescenta o boletim do leite.

O centro de estudos assinala também que o aumento de 2,3% no Índice de Captação de Leite (ICAP-L) do Cepea de maio para junho, aliado ao enfraquecimento da demanda e ao fim da entressafra, reforça a perspectiva de que o ciclo de alta no campo termine em setembro.

No entanto, o Cepea destaca que, apesar da oferta seguir enxuta, o incremento considerável nos preços do leite e a queda nas cotações da ração devem estimular a recuperação gradual da produção no campo”.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.