INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.655

INFORMATIVO N° 1.655

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 25/8/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

 

 

AGRICULTURA E PECUÁRIA FAMILIAR NA EXPECTATIVA PELA EXPOINTER

 

Após duas edições com restrições devido a pandemia, a Expointer volta a sua normalidade em 2022. Para a Fetag-RS, entidade copromotora da feira e uma das organizadoras do Pavilhão da Agricultura Familiar, as perspectivas são otimistas.

Em 2022, no Pavilhão da Agricultura Familiar, tradicionalmente um dos espaços mais frequentados da Expointer, serão 337 estandes destinados a abrigar as agroindústrias familiares, que estarão presentes comercializando produtos como panificados, doces, embutidos, bebidas, artesanatos e flores. O número é maior do que em 2019, quando havia 316 estandes.

Neste ano, além das agroindústrias gaúchas, estarão presentes empreendimentos familiares de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, totalizando 166 municípios representados. Do total de agroindústrias participantes, 59 participarão da feira pela primeira vez.

Outro fator considerado positivo pela Fetag-RS é a representatividade de jovens e de mulheres que estão à frente das agroindústrias participantes, sendo 95 lideradas pela juventude rural e 66 pelas trabalhadoras rurais.

A expectativa da Fetag-RS para o Pavilhão da Agricultura Familiar é a de superar em 10% o valor comercializado em 2019 (R$ 4.540.549,57).

Também haverá forte representatividade da pecuária familiar, que marcará presença no pavilhão do gado leiteiro – espaço em que grande parte dos expositores são familiares, gado de corte, ovinos e dos pequenos animais.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a Fetag-RS vai para a Expointer com muito otimismo, pois retomaremos a normalidade na nossa maior feira. Nossas agroindústrias estão preparadas para ofertar aqueles produtos que já são reconhecidos pela qualidade e que fazem do pavilhão da agricultura familiar um dos principais espaços da feira, além da pecuária familiar, que também faz bonito na Expointer ao levar animais que muitas vezes são premiados”.

A 45ª Expointer ocorre entre os dias 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

RIO GRANDE DO SUL LANÇA MARCHA DAS MARGARIDAS 2023

A Fetag-RS lançou oficialmente a Marcha das Margaridas 2023. Em evento realizado ontem terça-feira (23) e hoje, quarta-feira (24), mulheres representando todas as regionais sindicais do Estado e também de Santa Catarina e Paraná, discutiram como será a realização da mobilização que reúne mulheres de todo o país, em Brasília.

O encontro, realizado em Porto Alegre, foi conduzido pela coordenadora estadual de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira, e contou com a presença de representação feminina da diretoria da Contag, com as diretoras Mazé Morais (Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais), Vânia Pinto (Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais) e Sandra Paula Bonetti (Secretária de Meio Ambiente).

Na programação do evento, discussão sobre as políticas alimentares para a agricultura familiar no país, formatação da Carta Compromisso Margaridas – Cidadania e Defesa de Direitos, desenvolvimento rural, mudanças climáticas e encaminhamentos para a Marcha de 2023.

De acordo com Maribel Moreira, “o Rio Grande do Sul é único estado da região sul a lançar a Marcha das Margaridas de 2023, o que reforça o comprometimento das trabalhadoras rurais gaúchas e da Fetag-RS com a realização de um grande evento no próximo ano. Estamos mobilizadas em defesa das nossas pautas”.

A 7ª Marcha das Margaridas, que ocorre a cada quatro anos, será realizada em agosto de 2023 e leva esse nome em homenagem a Maria Margarida Alves, trabalhadora rural e sindicalista assassinada em 1983.

Desenvolver processos formativos de mobilização e multiplicação – voltadas às mulheres trabalhadoras rurais do campo, florestas e águas – orientando-se por eixos estratégicos do Desenvolvimento Rural Sustentável, saudável e solidário (soberania alimentar, agroecologia, organização da produção e etc). Desenvolver processos de debate, que cheguem a nível local, voltados à cidadania e defesa dos direitos das agricultoras familiares.

 

 

QUINTA-FEIRA SERÁ DE CALOR E MÁXIMA PODE CHEGAR A 30ºC EM CIDADES DO RS

A quinta-feira (25) será marcada pelo aumento gradativo nas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul. O tempo segue firme na maior parte do território gaúcho e há possibilidade de chuva em algumas regiões: Fronteira Oeste, Campanha, Sul e em pontos das áreas centrais do Estado. De acordo com a Climatempo, as precipitações podem ser pontualmente fortes, com raios e ventos. Nessas localidades, a instabilidade avança a partir da tarde.

A mínima do dia, 6°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima, 30°C, deve ser registrada em cidades de diferentes regiões do RS (confira na lista abaixo). Na Capital, o dia será de tempo firme, com sol entre nuvens. Os termômetros variam entre 14°C e 28°C.

 

Municípios com as máximas mais altas:

Vicente Dutra, Norte: 30°C

Quevedos, Região Central:  30°C

Porto Xavier, Noroeste: 30°C

Porto Lucena, Noroeste: 30°C

Pinhal Grande, Região Central: 30°C

Novo Tiradentes, Norte: 30°C

Alto Feliz, Vale do Caí: 30°C

Na sexta-feira (26), o avanço de uma frente fria provoca mudanças no tempo pelo Estado. A  chuva fica mais restrita ao Sul e à Campanha. Nessas áreas, a precipitação pode ser de forte intensidade e a partir da tarde. As temperaturas devem cair um pouco nas áreas onde chove, e permanecem mais elevadas nas demais regiões. No sábado (27), a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e pode resultar em temporais.

 

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta quinta-feira (25):

Região Metropolitana: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Esteio, os termômetros variam de 14°C a 27°C.

Serra: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Vacaria, os termômetros variam de 10°C a 23°C.

Litoral Norte: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Torres, os termômetros variam de 15°C a 25°C.

Litoral Sul: a quinta-feira será de sol entre nuvens. À noite podem ocorrer pancadas de chuva. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 14°C e 25°C.

Região Norte: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 11°C a 25°C.

Região Noroeste: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 17°C a 25°C.

Região Sul: a quinta-feira será de sol entre nuvens. À noite pode ocorrer pancadas de chuva. Em Canguçu, os termômetros variam de 10°C a 22°C.

Região Central: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam de 15°C a 27°C.

Campanha: a quinta-feira será de sol entre nuvens. À noite podem ocorrer pancadas de chuva. Em Candiota, os termômetros variam de 12°C a 23°C.

Fronteira Oeste: a quinta-feira será de sol entre muitas nuvens. À noite podem ocorrer pancadas de chuva. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 17°C a 28°C.

Fonte: GZH

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.