INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.702

INFORMATIVO N° 1.702

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 16/3/2023

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 316 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

Lembrete: você associado ou associada que não solicitou sua cartela para concorrer aos prêmios da campanha dos 60 anos da Fetag-RS, procure seu Sindicato e busque informações!

Serão mais de R$ 200.000,00 em prêmios.

FETAG-RS REÚNE-SE COM A BANCADA FEDERAL E DEFINE DATA DE MOBILIZAÇÕES NO ESTADO

A Fetag-RS realizou, na segunda-feira (13), mais um movimento de pressão em busca das pautas da estiagem. Parlamentares da bancada federal e representantes estiveram na sede da Federação para dialogar sobre as medidas necessárias para minimizar os prejuízos da agricultura e da pecuária familiar.

Estavam presentes os(as) deputados federais Heitor Schuch, Alceu Moreira, Any Ortiz, Dionilso Marcon e Pompeo de Matos, a suplente do senador Paulo Paim, Cleonice Back, e representantes dos(as) parlamentares Maria do Rosário, Giovani Cherini, Mauricio Marcon e Bohn Gass assistiram a apresentação de todos os pontos da pauta, mesmo aqueles que já foram atendidos, mas que ainda são insuficientes. A Fetag-RS solicitou trabalho em conjunto da bancada gaúcha em defesa da agricultura e da pecuária familiar do Estado.

Provocados pela Fetag-RS, os(as) parlamentares presentes se comprometeram a encaminhar a solicitação de uma reunião entre a bancada gaúcha e a Fetag-RS com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para que este convoque os ministérios envolvidos, Agricultura, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Social e Fazenda para discutir a pauta.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, reforçou para os parlamentares o tamanho das dificuldades que estão sendo enfrentados pela agricultura e pecuária familiar em virtude de mais uma estiagem e deixou claro que mobilizações poderão ocorrer nos próximos dias caso nenhuma medida seja anunciada nos próximos dias. “É urgente que o Governo Federal tome alguma atitude que de fato atenda os interesses dos(as) produtores(as). As medidas já anunciadas foram importantes, mas não atendem as necessidades da categoria”.

Após a reunião com parlamentares, os(as) coordenadores regionais e a diretoria da Fetag-RS seguiram discutindo o andamento da pauta da estiagem e definiram que no dia 30 de março serão realizadas mobilizações no Estado.

Nesta semana, a Fetag-RS voltará a Brasília para pressionar o governo novamente, acompanhada da Contag.

12% DA ÁREA DE ARROZ NO RIO GRANDE DO SUL JÁ FOI COLHIDA, APONTA PARCIAL

Os primeiros dados do Irga sobre a colheita do arroz da safra 2022/2023 no RS mostram que foram colhidos até o momento 101.355 hectares, o que representa 12% da área total semeada no Estado (839.972 hectares). O levantamento do instituto foi elaborado pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, a partir de informações coletadas pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia diretamente junto aos produtores.

Os orizicultores da Fronteira Oeste registram 49.962 hectares colhidos de um total semeado de 251.096 ha (19,90%). A Planície Costeira Externa colheu 15.317 ha de 93.927 ha semeados (16,31%). A Campanha gaúcha indica 12.713 ha colhidos de um total de 122.548 ha (10,37%).

O levantamento na região Central mostra que 8.744 ha foram colhidos dos 112.051 ha semeados (7,80%). A Planície Costeira Interna tem até o momento 9.192 ha colhidos de 122.767 ha totais (7,49%). E a Zona Sul está com 5.427 hectares colhidos de 137.583 semeados (3,94%).

Fonte: SEAPI

QUINTA-FEIRA SERÁ DE TEMPO FIRME EM PORTO ALEGRE; CHUVA PERSISTE EM ALGUMAS REGIÕES DO RS

 

O tempo firme, com sol entre nuvens, vai marcar presença em parte do território gaúcho  nesta quinta-feira (16). É o caso de áreas como Região Metropolitana, Litoral e Serra. Contudo, na segunda metade do dia, pode chover no Norte, no Noroeste, na Região Central e no Sul. De acordo com a Climatempo, existe também o risco de temporal na Fronteira Oeste e na Campanha.

A temperatura mínima do Estado, 12°C, deve ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima, 36°C, ocorre em Novo Tiradentes, no Norte. Na Capital, os termômetros variam entre 22°C e 33°C.

Um alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta o risco de tempestade em parte do RS até as 10h desta quinta-feira (16). Áreas como Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Região Central, Noroeste, Litoral Sul e parte do Norte podem ter vento de até 60km/h. Contudo, são baixos os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.

Na sexta-feira (17), o tempo permanece firme na Região Metropolitana, no Norte, na Serra e Litoral Norte. Nas demais áreas, existe a possibilidade de chuva a partir do meio-dia. A temperatura mínima será registrada pelos termômetros de São José dos Ausentes, na Serra: 13°C. Já a máxima, 36°C, ocorre em Camaquã, no Sul, em Alto Feliz, no Vale do Caí, e em Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, a variação fica entre 22°C e 33°C.

Situação da estiagem no Rio Grande do Sul

Na terça-feira (14), os maiores acumulados de chuva, segundo a Climatempo, foram registrados em Rolante, no Vale do Paranhana, com 19mm — o que corresponde a 16% da expectativa para março. De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil do RS acessado pela reportagem de GZH nesta quarta-feira (15), subiu para 376 o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da estiagem.

Veja a previsão do tempo para a sua região nesta quinta-feira:

Região Metropolitana: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Esteio, os termômetros variam de 22°C a 33°C.

Campanha: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Candiota, os termômetros variam de 22°C a 28°C.

Fronteira Oeste: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 22°C a 29°C.

Litoral Norte: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Torres, os termômetros variam de 23°C a 29°C.

Litoral Sul: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam de 24°C a 30°C.

Região Central: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Santa Maria, os termômetros variam de 22°C a 31°C.

Região Noroeste: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 21°C a 28°C.

Região Norte: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens, mas, à tarde, podem ocorrer pancadas de chuva. À noite, o tempo volta a ficar firme. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 19°C a 29°C.

Região Sul: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Canguçu, os termômetros variam de 19°C a 28°C.

Serra: a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Vacaria, os termômetros variam de 16°C a 29°C.

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2023 é de R$ 44,00 (quarenta e quatro reais) por membro do grupo familiar.