INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.703

INFORMATIVO N° 1.703

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 21/3/2023

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 316 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

Lembrete: você associado ou associada que não solicitou sua cartela para concorrer aos prêmios da campanha dos 60 anos da Fetag-RS, procure seu Sindicato e busque informações!

Serão mais de R$ 200.000,00 em prêmios.

 

ESTIAGEM SEGUE NO RADAR DA FETAG-RS

As consequências da estiagem seguem sendo sentidas pelos agricultores(as) e pecuaristas gaúchos. A Fetag-RS e seus Sindicatos seguem buscando respostas à pauta entregue ao governo estadual e federal para amenizar os efeitos sentidos pelas famílias.

Na última semana, a Fetag-RS esteve em Brasília com uma comitiva de representação pressionando o governo federal para que as pautas emergenciais sejam atendidas. Entre as agendas a comitiva se reuniu com o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Fazenda, Gilson Bitencourt para tratar sobre os recursos financeiros para atender a pauta do Rio Grande do Sul, além da discussão do Plano Safra 2023/2024 e a operacionalização do Proagro.

E reunião com o ministro Paulo Teixeira a comitiva mais uma vez apresentou a pauta e levou elementos apresentando a realidade da agricultura e da pecuária familiar gaúcha. Outras agendas também foram contempladas, entre elas uma reunião com a Bancada Gaúcha e com o Bando do Brasil.

Finalizando a semana, a comitiva se reuniu com o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta para apresentar a pauta e buscar seu auxílio nas negociações, visto que têm trâmite e influência direta na presidência da república.

Ainda na sexta (17) o presidente da federação, Carlos Joel da Silva participou da abertura da colheita do arroz orgânico em Viamão, oportunidade em que o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira relatou que após a sua reunião com a comitiva gaúcha em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu três ministérios, entre eles o do Desenvolvimento Social, da Comunicação e da Casa Civil para deliberar sobre a pauta. Segundo relato do Ministro Paulo, há um indicativo político para a busca do montante financeiro necessário para o atendimento da pauta gaúcha em relação à estiagem. Ainda, afirmou que na próxima semana será retomado o grupo de trabalho sob os cuidados da Casa Civil para ajustes.

O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti que conduziu a comitiva em Brasília afirma que  “o que se vê por Brasília é um governo em construção. Só que os agricultores não têm tempo de esperar por esta morosidade. As famílias querem respostas, querem a solução dos seus problemas. A Fetag e os Sindicatos não descansarão até que teremos respostas positivas em relação às nossas demandas”.

A comitiva foi composta pelo vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, o coordenador da Regional Missões II, Marcio Langer, o presidente do STR de Santo Antônio da Patrulha, Samuel Santos, o engenheiro agrônomo Kaliton Prestes, o presidente da Contag, Aristides dos Santos e dos deputados federais Heitor Schuch, Elvino Bohn Gass e Dionilso Marcon.

 

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES NA EXPOAGRO AFUBRA

De hoje, terça-feira (21/3), até a próxima sexta-feira (24/3), as agroindústrias familiares poderão ser encontradas na Expoagro Afubra, feira que acontece no município de Rio Pardo.

No total, são 216 estandes, sendo 180 de agroindústrias familiares, 24 de artesanatos e 12 de flores. Destes, 75 estão participando da feira pela primeira vez, 26 são liderados pela juventude rural, 38 por mulheres e 19 por jovens mulheres.

O público visitante encontrará os principais produtos que já são marca registrada nas principais feiras do Estado, tais como panificados, bebidas, embutidos, laticínios, artesanatos e flores.

O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expoagro Afubra está recebendo empreendimentos de 134 municípios do Estado e tem a realização da Fetag-RS, Afubra, Emater e Secretaria do Desenvolvimento Rural, com o patrocínio de Banrisul, Sicoob, Sicredi e Banco do Brasil, instituições que são parceiras das agroindústrias familiares gaúchas.

 

SEMANA COMEÇA COM CALOR E CHUVAS EXPRESSIVAS NO RS

Os próximos sete dias permanecerão quentes e ocorrerão chuvas expressivas no Rio Grande do Sul. Na segunda (20) e terça-feira (21), o ar quente seguirá predominado, com tempo firme e temperaturas acima de 35°C na maior parte do Rio Grande do Sul. Porém, a aproximação de uma nova frente fria vai provocar pancadas de chuva e trovoadas na Fronteira Oeste e Campanha, com possibilidade de temporais isolados.

De acordo com o boletim da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), na quarta (22), o deslocamento da frente fria vai provocar chuva em todo o Estado, com risco de tempestades isoladas, sobretudo na Metade Norte.

Os volumes previstos deverão oscilar entre ser inferiores a 15 e 30 mm na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. No Vale do Uruguai, Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul são esperados totais mais elevados, que devem oscilar entre 30 e 50 mm, mas poderão superar 60 mm em algumas localidades.

Fonte: Agrolink

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2023 é de R$ 44,00 (quarenta e quatro reais) por membro do grupo familiar.