INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 690

INFORMATIVO Nº 690
REDAÇÃO: LUIZ FERNANDO BOAZ
DATA: 08/08/2008

Informativo Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais// Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 347 sindicatos filiados.// Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.///

Fetag cobra de Lula programa habitacional

A Comissão de Habitação da Fetag reunida no dia 7 de agosto, em Porto Alegre, deliberou por uma mobilização no Ministério das Cidades, em Brasília, a partir do dia 18 de agosto. O protesto, que já conta com o apoio da Contag e de outras Federações, se deve ao não-cumprimento de promessa do presidente Lula, durante as manifestações do Grito da Terra Brasil, em maio, quando anunciou que em 30 dias haveria um novo programa habitacional para o meio rural. A comissão já garantiu a presença de 300 pessoas em Brasília.
O 1° vice-presidente da Fetag, Sérgio de Miranda, lembra que já se passaram 90 dias e não houve qualquer anúncio de aprovação do referido programa, bem como condições para sua implementação. Miranda revela que a Fetag tem uma demanda de 25 mil reformas e mais de 10 mil casas novas. “Tudo isso já foi encaminhado à Caixa Econômica Federal e ao Ministério das Cidades. Esperamos que o programa novo seja aprovado o mais rápido possível para atender a demandas dos nossos agricultores familiares”, disse.

Cadastro do ITR é tema de encontro na Fetag

Orientações no preenchimento do cadastro do ITR, incluindo as alterações para 2008, é o assunto do painel que a Receita Federal irá apresentar no dia 12 de agosto, às 9h30min, durante o Encontro de Capacitação de ITR, que a Fetag promoverá em seu auditório para funcionários dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Na parte da tarde, às 13h30min, está prevista a participação dopara Ibama vai tirar dúvidas e orientar sobre o preenchimento do Ato Declaratório Ambiental (ADA). Logo após, será a vez do tema Cadastro do ITR e Previdência Social, com enfoque sobre a regulamentação da Lei 11.718/08.
A Fetag, preocupada com as regionais mais distantes, promoverá também no dia 15 de agosto, outro encontro com a mesma pauta, tendo por local o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo. Assim, os sindicatos terão duas opções de data e de local para fazerem a capacitação do ITR para seus funcionários.
A secretária-geral da Fetag, Elisete Hintz, disse que nos eventos serão enfocados os principais problemas verificados no preenchimento do cadastro do ITR, com enquadramento do segurado especial e suas conseqüências, além de questões ambientais e a necessidade do ADA. “É a oportunidade para todos tirarem as dúvidas que sempre surgem no momento de fazer o cadastro. Além disso, também haverá uma preparação para os funcionários dos sindicatos para o novo sistema de e-mail e do site da Fetag”, explica Elisete.

Sindicatos acompanham custo de produção do fumo

A Fetag realizará no dia 11 de agosto, a partir das 9h, um treinamento sobre levantamento de custo de produção da lavoura fumageira para todos os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que integram a região produtora. Logo após haverá uma avaliação da safra 2007/2008 e uma projeção para 2008/2009. A Fetag reitera a importância da participação de um representante por STR para esclarecimentos e treinamento. As atividades ocorrerão na sede da Federação, que fica na Rua Santo Antônio, 121, em Porto Alegre.

Carro, casa e trator na premiação da Fetag

A Fetag vai completar no dia 6 de outubro 45 anos de história, de lutas e de conquistas. A Federação está desenvolvendo uma campanha de sindicalização, oportunidade em que serão sorteados 45 prêmios – carro, casa, trator, notebook, televisores, ordenhadeiras e cadernetas de poupança - para agricultores associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.
Milhares de cautelas foram entregues às regionais sindicais para que distribuam entre seus sindicatos. Além disso, estão sendo entregues materiais para divulgação, tais com cartazes e folders. A secretária-geral da Fetag, Elisete Hintz, conta que a intenção é marcar com muita força e entusiasmo tão significativa data para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais. O sorteio acontecerá no dia 19 de dezembro, durante a assembléia geral da Fetag.